Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10993
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Constituição, democracia e corrupção
Autor(es): Oliveira, Ana Carolina Borges de
Abstract: Trata-se de Trabalho de Iniciação Científica sobre a análise do fenômeno da corrupção política sob a ótica do Direito Constitucional e da teoria democrática, para verificar se a ordem constitucional é causa de estímulo ou inibição de práticas políticas corruptas. Nesse sentido, com o objetivo de instrumentalizar a presente pesquisa, é realizado um estudo sobre a eleição e o governo do Presidente argentino, Fernando De La Rúa (Outubro de 1999 a dezembro de 2001), para debater sobre o arranjo institucional adotado pelo país e sua relação com a corrupção ocorrida durante esse período. Assim, para fundamentar o presente estudo, a pesquisa analisa o modelo de separação de poderes, desenvolvido por Montesquieu e adotado nos Estados Unidos, para, posteriormente, analisar sua adoção nos países latino-americanos, tendo como referencial o modelo argentino.
Palavras-chave: Corrupção
Separação de poderes
Argentina
Corruption
Séparation de pouvoirs
Argentine
Citação: OLIVEIRA, Ana Carolina Borges de. Constituição, democracia e corrupção. 2008. 103 f. Relatório (Graduação) – Programa de Iniciação Científica, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10993
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:PIC - Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20455163.pdf304,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.