Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11001
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: NUNES, Rafael Vieira. Estudos bioecológicos de Scarabaeidae (Insecta: Coleoptera) em diferentes fitofisionomias de cerrado no Distrito Federal. 2008. 62 f. Relatório (Graduação) – Programa de Iniciação Científica, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
Authors: Nunes, Rafael Vieira
Abstract: A família Scarabaeidae (Insecta: Coleoptera) é mundialmente conhecida pelos besouros rola-bostas ou escaravelhos. Contam com 4.500 espécies no mundo, 680 no Brasil e 103 registradas para o Distrito Federal. Os escarabeídeos possuem extrema importância biológica, pois participam de processos que vão desde a dispersão de sementes até a decomposição de fezes e restos animais, o que lhes confere a função de recicladores da matéria orgânica nos ecossistemas. Durante um período de seis meses, foram realizadas coletas mensais na APA de Cafuringa, a noroeste do DF e na Embrapa Cerrados, em Planaltina/DF. As coletas foram feitas com alçapão com isca de fezes humanas e bovinas, frutas e fígado bovino em decomposição em cinco fitofisionomias de Cerrado: Campo limpo, Campo sujo, Cerrado sensu stricto, Cerradão e Mata de Galeria. Foram coletados 708 indivíduos divididos em 37 espécies. A fitofisionomia que respondeu pelo maior número de indivíduos coletados foi o campo limpo, seguido do campo sujo, cerrado s. str., cerradão e mata de galeria. Em termos de número de espécies coletadas, o campo sujo obteve os maiores resultados, seguidos do cerrado s. str., campo limpo, cerradão e mata de galeria. Os maiores índices de diversidade obtidos (ShannonWeaner e Margalef) bem como o de eqüitabilidade foram relativos ao campo sujo. O índice de similaridade de Sorensen revela que áreas abertas (campos de cerrado e cerrado s. str.) possuem alta similaridade entre si e baixa similaridade com áreas fechadas (mata de galeria e cerradão). A analise faunística mostrou que a comunidade de Scarabaeidae em cerrado apresenta o mesmo padrão encontrado em levantamentos na região tropical: um baixo número de espécies dominantes e abundantes e um alto número de espécies com poucos indivíduos. A comunidade de escarabeídeos apresentou forte sazonalidade tendo maior diversidade na época da chuva. Os meses de baixa precipitação, apesar de responderem por poucos indivíduos coletados, apresentaram espécies exclusivas dessa época. A isca de fezes foi responsável pela coleta da maioria dos besouros, porém é importante ressaltar que ocorreram espécies exclusivas de isca de fígado e fruta nas coletas.
Keywords: Rola-bosta
Ecologia
Diversidade
Análise faunística
Citation: NUNES, Rafael Vieira. Estudos bioecológicos de scarabaeidae (insecta: coleoptera) em diferentes fitofisionomias de cerrado no Distrito Federal. 2008. 62 f. Relatório (Graduação) – Programa de Iniciação Científica, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11001
Issue Date: 2008
Appears in Collections:PIC - Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20418593.pdf2,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.