Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11009
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: Culturas e tradições negras no Mesquita um estudo da matrifocalidade numa comunidade remanescente de quilombo (2005)
Authors: Anjos, Suelen Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Joelma Rodrigues da
Abstract: Na presente pesquisa pretendemos verificar a permanência de práticas culturais de origem africana na comunidade remanescente de quilombo “Povoado do Mesquita” situada a 24km de Luziânia-GO. Tal investigação será realizada desde uma perspectiva de gênero e, uma vez que entendemos ser a matrifocalidade central na existência das comunidades negras e afro-descendentes pretendemos verificar o papel das mulheres negras na preservação e transmissão de práticas materiais e simbólicas de origem africana na comunidade do Mesquita. As categorias gênero e raça, as teorias das representações sociais, da análise do discurso e do cotidiano nortearão nosso trabalho.
Keywords: História da cultura afro-brasileira
História regional
História da mulher
Matrifocalidade
Citation: ANJOS, Suelen Gonçalves dos. Culturas e tradições negras no Mesquita um estudo da matrifocalidade numa comunidade remanescente de quilombo (2005). 2006. 32 f. Relatório (Graduação) - Programa de Iniciação Científica, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11009
Issue Date: 2006
Appears in Collections:PIC - Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20364733.pdf852.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.