Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11009
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Culturas e tradições negras no Mesquita um estudo da matrifocalidade numa comunidade remanescente de quilombo (2005)
Autor(es): Anjos, Suelen Gonçalves dos
Abstract: Na presente pesquisa pretendemos verificar a permanência de práticas culturais de origem africana na comunidade remanescente de quilombo “Povoado do Mesquita” situada a 24km de Luziânia-GO. Tal investigação será realizada desde uma perspectiva de gênero e, uma vez que entendemos ser a matrifocalidade central na existência das comunidades negras e afro-descendentes pretendemos verificar o papel das mulheres negras na preservação e transmissão de práticas materiais e simbólicas de origem africana na comunidade do Mesquita. As categorias gênero e raça, as teorias das representações sociais, da análise do discurso e do cotidiano nortearão nosso trabalho.
Palavras-chave: História da cultura afro-brasileira
História regional
História das mulheres
Matrifocalidade
Citação: ANJOS, Suelen Gonçalves dos. Culturas e tradições negras no Mesquita um estudo da matrifocalidade numa comunidade remanescente de quilombo (2005). 2006. 32 f. Relatório (Graduação) - Programa de Iniciação Científica, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11009
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:PIC - Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20364733.pdf852,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.