Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11060
metadata.dc.type: TCC
Title: Biofilmes bacterianos: um desafio no agravamento de infecções primárias na corrente sanguínea em cateter venoso central
Authors: Sena, Thaís Lima de
metadata.dc.contributor.advisor: Castro, Fabíola Fernandes dos Santos
Abstract: Entende-se por biofilme bacteriano, uma comunidade complexa composta por uma única, ou diversas espécies de micro-organismos, estes, se encontram aderidos a uma superfície e revestidos por uma camada heterogênea de matriz extracelular que é capaz de diferenciar o ambiente onde estão presentes. A grande capacidade de adaptação em diversos tipos de substratos, ambientes, e a sua diversidade metabólica, tornam estes micro-organismos distintos dos isolados em outras infecções. A presença de biofilmes desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de doenças infecciosas, pois podem ser formadas em todas as superfícies do corpo, persistir mesmo após tratamento com altas doses de agentes antimicrobianos, e ainda, tornar-se resistente a eles. Em média, 70% de todas as infecções relacionadas a assistência estão vinculadas à presença de biofilmes em dispositivos médicos. A utilização destes dispositivos, é importante para o tratamento de vários pacientes e todo indivíduo que faz seu uso, está susceptível a infecções no cateter. A produção de biofilme em cateter venoso central vem se destacando como um problema de saúde pública, pois contribuem significativamente com o aumento da morbimortalidade destes pacientes, aumentando o tempo de internação, custos hospitalares e a diminuição da qualidade de vida. Esta revisão bibliográfica tipo narrativa tem por finalidade demostrar a importância que os biofilmes bacterianos possuem no agravamento de infecções de cateter venoso central.
Keywords: Biofilme
Infecção de cateter venoso central
Formação
Biofilm
Formation
Infection central venous cateter
Citation: SENA, Thaís Lima de. Biofilmes bacterianos: um desafio no agravamento de infecções primárias na corrente sanguínea em cateter venoso central. 2016. 32 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11060
Issue Date: 2016
Appears in Collections:BMD - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21484120.pdf812.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.