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metadata.dc.type: TCC
Title: Moral religiosa, saúde e doença: perspectiva de ex-residentes de comunidades terapêuticas
Authors: Feitosa, Saara Pinheiro Rodrigues
metadata.dc.identifier.orientador: Bizerril, José
Abstract: No Brasil ocorre uma crescente expansão de instituições privadas que ofertam atendimento a pessoas que utilizam substâncias psicoativas. São instituições que funcionam em modelo residencial, sob a lógica da abstinência e que adotam a abordagem psicossocial como forma de atenção a esse público. Esses estabelecimentos são denominados de comunidades terapêuticas (CTs). Intituladas também de casas ou centros de recuperação. Existem três vertentes distintas de CTs: religioso-espiritual, científica e mista (união das duas vertentes anteriores). Especialmente no contexto brasileiro cresce significativamente o número de unidades operadas por confissões religiosas. Vários autores, ao pesquisarem sobre o serviço disponibilizado por tal modelo de atenção, sinalizam em seus trabalhos o uso da moral como fator mobilizador de mudança no tratamento. De modo que o presente estudo visa abordar sobre o tratamento terapêutico em CTs nacionais, suas práticas e modo de funcionar; aprofundando-se no conhecimento da presença do fenômeno moral nessas instituições, a partir da perspectiva dos egressos desses serviços, ou seja, de ex-residentes de comunidades terapêuticas. Acrescentou-se a esta pesquisa a investigação da concepção de saúde e doença dos participantes. Foi utilizado o método qualitativo netnográfico, caracterizado como pesquisa de campo realizada online. Os participantes da pesquisa foram contatados por meio de rede social e entrevistados por e-mail e bate-papo eletrônico. As discussões e problematizações feitas emergem da técnica de análise hermenêutica.
Keywords: Drogadição
Moral
Comunidades Terapêuticas (CTs)
Religião
Citation: FEITOSA, Saara Pinheiro Rodrigues. Moral religiosa, saúde e doença: perspectiva de ex-residentes de comunidades terapêuticas. 2017. 76 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11088
Issue Date: 2017
Appears in Collections:PSI - Graduação

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