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dc.contributor.advisorFuhr, Ingrid Lilian-
dc.contributor.authorCampos, Mauro Forlan Duarte-
dc.date.accessioned2017-08-29T17:45:05Z-
dc.date.available2017-08-29T17:45:05Z-
dc.date.issued2016-08-29-
dc.identifier.citationCAMPOS, Mauro Forlan Duarte. A matemática na vida cotidiana: um estudo sobre o modo de operação com conceitos matemáticos no ofício do azulejista. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11149-
dc.description.abstractO presente trabalho discorre sobre modos particulares de operação com conceitos matemáticos nos ofícios, em especial na atividade do azulejista. Historicamente, a matemática surgiu como resposta a necessidades cotidianas do homem. Atualmente, diversas pesquisas têm destacado o caráter situacional do modo de operação com a matemática no âmbito dos ofícios. Algumas dessas pesquisas são discutidas aqui. No entanto, nenhuma delas dedicou-se a estudar de forma significativa um ofício para o qual noções geométricas e espaciais fossem necessariamente requeridas. Essa lacuna motivou este estudo, que visa identificar como o azulejista opera com conceitos matemáticos no seu cotidiano e as similaridades e diferenças existentes com os modos de operação já identificados em outros ofícios. A metodologia de pesquisa busca identificar os conceitos requeridos pelo ofício do azulejista, para que são requeridos e como são trabalhados no dia a dia. Um questionário é aplicado a oito profissionais azulejistas do Distrito Federal. Os resultados apontam para a existência de similaridades nos modos de operação adotados pelo azulejista e por outros profissionais, o que sugere haver traços comuns, próprios da matemática dos ofícios. Mas há também traços bem particulares, próprios do azulejista, os quais são analisados e discutidos. As conclusões apresentam contribuições para a psicologia e a educação, evidenciando a influência que o contexto exerce sobre o raciocínio lógico-matemático do indivíduopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2017-08-29T17:44:57Z No. of bitstreams: 1 61500098.pdf: 1484605 bytes, checksum: a5cedb6efc71511adbc6c53124dfd093 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSimilaridade e particularidadept_BR
dc.subjectModo de operaçãopt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectAzulejistapt_BR
dc.titleA matemática na vida cotidiana: um estudo sobre o modo de operação com conceitos matemáticos no ofício do azulejistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.criacao2017-03-
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