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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11149
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Fuhr, Ingrid Lilian | - |
dc.contributor.author | Campos, Mauro Forlan Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-29T17:45:05Z | - |
dc.date.available | 2017-08-29T17:45:05Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-29 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Mauro Forlan Duarte. A matemática na vida cotidiana: um estudo sobre o modo de operação com conceitos matemáticos no ofício do azulejista. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11149 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho discorre sobre modos particulares de operação com conceitos matemáticos nos ofícios, em especial na atividade do azulejista. Historicamente, a matemática surgiu como resposta a necessidades cotidianas do homem. Atualmente, diversas pesquisas têm destacado o caráter situacional do modo de operação com a matemática no âmbito dos ofícios. Algumas dessas pesquisas são discutidas aqui. No entanto, nenhuma delas dedicou-se a estudar de forma significativa um ofício para o qual noções geométricas e espaciais fossem necessariamente requeridas. Essa lacuna motivou este estudo, que visa identificar como o azulejista opera com conceitos matemáticos no seu cotidiano e as similaridades e diferenças existentes com os modos de operação já identificados em outros ofícios. A metodologia de pesquisa busca identificar os conceitos requeridos pelo ofício do azulejista, para que são requeridos e como são trabalhados no dia a dia. Um questionário é aplicado a oito profissionais azulejistas do Distrito Federal. Os resultados apontam para a existência de similaridades nos modos de operação adotados pelo azulejista e por outros profissionais, o que sugere haver traços comuns, próprios da matemática dos ofícios. Mas há também traços bem particulares, próprios do azulejista, os quais são analisados e discutidos. As conclusões apresentam contribuições para a psicologia e a educação, evidenciando a influência que o contexto exerce sobre o raciocínio lógico-matemático do indivíduo | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2017-08-29T17:44:57Z No. of bitstreams: 1 61500098.pdf: 1484605 bytes, checksum: a5cedb6efc71511adbc6c53124dfd093 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2017-08-29T17:45:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 61500098.pdf: 1484605 bytes, checksum: a5cedb6efc71511adbc6c53124dfd093 (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Similaridade e particularidade | pt_BR |
dc.subject | Modo de operação | pt_BR |
dc.subject | Cotidiano | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Azulejista | pt_BR |
dc.title | A matemática na vida cotidiana: um estudo sobre o modo de operação com conceitos matemáticos no ofício do azulejista | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.date.criacao | 2017-03 | - |
Appears in Collections: | PSI - Mestrado |
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