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dc.contributor.advisorPorto, Erika Blamires Santos-
dc.contributor.authorVarella, Raissa de Sousa Chaves-
dc.date.accessioned2017-10-04T19:45:43Z-
dc.date.available2017-10-04T19:45:43Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationVARELLA, Raissa de Sousa Chaves. Educação alimentar e nutricional infantil: jogos cooperativos para o empoderamento de escolhas alimentares. 2017. 32 f. Artigo (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11183-
dc.description.abstractIntrodução: Alimentação e nutrição constituem os requisitos básicos para promover e proteger a saúde, de forma a potencializar o crescimento e o desenvolvimento humano, proporcionando qualidade de vida em longo prazo. O termo Educação Alimentar e Nutricional é aplicado a fim de conceituar inúmeras dimensões da alimentação que abrangem da produção ao consumo. Objetivo: desenvolver atividade lúdica de Educação Alimentar e Nutricional com escolares de uma instituição de ensino. Metodologia: Trata-se de um estudo de intervenção do tipo antes e depois, realizado com 14 alunos, apoiado da teoria da problematização pela metodologia do Arco de Charles Maguerez, que elaborou um jogo cooperativo a fim de transmitir conhecimentos, desenvolver habilidades e provocar práticas alimentares saudáveis autônomas. Resultados: Percebeu-se que a maioria das preferências alimentares foi por doces, massas e fast-food, e que levam para a escola e pedem para os pais comprarem no supermercado alimentos industrializados, ricos em açúcares, gorduras e sódio. As crianças interagiram e colaboraram umas com as outras durante o jogo e posteriormente foi avaliado que 58,3% (n=7) declararam que tiveram curiosidade de ler o rótulo de alimentos como de refrigerante, biscoito e suco de caixinha; e 83,3% (n=10) afirmaram não ter ingerido nenhum tipo de fast food. Conclusão: Desta forma, pode-se concluir que o setor da saúde, a escola, as famílias e as crianças necessitam do desenvolvimento de estratégias que fortaleçam a participação de todos os envolvidos na busca de recursos que ensinem às crianças hábitos saudáveis de vida.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2017-10-04T19:45:37Z No. of bitstreams: 1 TCC - RAISSA VARELLA.pdf: 2018944 bytes, checksum: c8b94c7f704ce9537253c8604fda44fa (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNutrição infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.titleEducação alimentar e nutricional infantil: jogos cooperativos para o empoderamento de escolhas alimentarespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-10-04-
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