Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11193
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Maria Cláudia da-
dc.contributor.authorBarros, Bárbara Ricken Lopes de-
dc.date.accessioned2017-10-05T20:11:54Z-
dc.date.available2017-10-05T20:11:54Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBARROS, Bárbara Ricken Lopes de. Avaliação das boas práticas de higiene em restaurantes do tipo self-service na cidade de Brasília-DF. 2016. 51 f. Artigo (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11193-
dc.description.abstractA incidência de doenças que surgem por consequência do consumo de alimentos em restaurantes cresce anualmente e o número de refeições realizadas fora de casa aumenta o surgimento dessas enfermidades. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as Boas Práticas de Higiene em restaurantes do tipo self-service na cidade de Brasília. O estudo foi analítico do tipo transversal. Foram visitados 4 restaurantes no plano piloto, em áreas comerciais onde 2 possuem a presença do nutricionista e 2 que não possuem. Os restaurantes foram avaliados através da aplicação de um instrumento denominado check-list, e após a aplicação foram classificados quanto às condições higiênico-sanitárias através da avaliação dos itens de cada bloco do check-list : “Sim” (S) – quando houve atendimento ao item observado; “Não” (N) – quando o estabelecimento apresentou Não-conformidade quanto ao item observado; e descrição dessa não conformidade; “Não Aplicável” (NA) quando o item foi considerado não pertinente ao local pesquisado. Ao final foram comparados os resultados obtidos. O restaurante A que possui nutricionista obteve 91% dos itens conformes, o restaurante B que possui nutricionista obteve 87,64% dos itens conformes, o restaurante C que não possui nutricionista obteve 53,93% dos itens conformes e o restaurante D que não possui nutricionista obteve 58,42% dos itens conformes. Verifica-se que os restaurantes pesquisados que possuem nutricionista no seu quadro de funcionários obtiveram maior porcentagem de itens conformes do que os restaurantes que não possuem. Através dos resultados, conclui-se a importância que profissional de nutrição exerce nas Unidades de Alimentação e Nutrição e que os restaurantes que possuem nutricionista tendem a possuir melhor condição higiênico – sanitária do que os restaurantes que não possuem o profissional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2017-10-05T20:11:47Z No. of bitstreams: 1 TCC Bárbara Ricken.pdf: 989786 bytes, checksum: 84a5eef276b6cce06822120f159ef276 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2017-10-05T20:11:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Bárbara Ricken.pdf: 989786 bytes, checksum: 84a5eef276b6cce06822120f159ef276 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-05T20:11:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Bárbara Ricken.pdf: 989786 bytes, checksum: 84a5eef276b6cce06822120f159ef276 (MD5) Previous issue date: 2017-10-05en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHigiene do alimentopt_BR
dc.subjectSegurança alimentarpt_BR
dc.subjectChecklistpt_BR
dc.titleAvaliação das boas práticas de higiene em restaurantes do tipo self-service na cidade de Brasília-DFpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-10-05-
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Bárbara Ricken.pdf966.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.