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dc.contributor.advisorFerreira, Edson Soares-
dc.contributor.authorValle, Scarlett Siqueira do-
dc.date.accessioned2017-11-06T11:44:59Z-
dc.date.available2017-11-06T11:44:59Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationTOSCANO, Rodrigo de Mello. Análise crítica do jogo dos ministros do Supremo Tribunal Federal à luz da Theatre Games Theory. 2017. 86 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11211-
dc.description.abstractA pesquisa que consubstancia este trabalho caracteriza-se em um estudo onde se pretende analisar o processo decisório ou a atuação decisória dos ministros do Supremo Tribunal Federal à luz da Teoria dos Jogos Teatrais (Theatre Games Theory), cujo método foi desenvolvido pela pesquisadora, professora e diretora norte-americana Viola Spolin. A aplicabilidade desta Teoria ao modus operandi das decisões da Corte é tarefa inusitada e o objetivo é demonstrar que há semelhanças procedimentais entre as propostas cênicas e as deliberações daquela Casa. Para tanto, procurou-se apresentar os elementos constitutivos da Teoria dos Jogos Teatrais, suas ferramentas e, em seguida, é feita uma abordagem de algumas das diferentes posturas dos julgadores, a exemplo do Juiz Hércules de Ronald Dworkin e dos perfis propostos, entre outros, por Richard Posner e Erving Goffman. Para avançar na tentativa de demonstrar as correlações mencionadas, foram destacados dois julgamentos de grande repercussão, ou seja, as decisões no HC n.º 84.078/MG, ocorrido em 05.02.2009, da relatoria do Ministro Eros Grau e no HC n.º 126.292/SP, ocorrido em 17.02.16, da relatoria do Ministro Teori Zavascki, ambos formadores de posições diametralmente opostas em termos de reconhecimento, ou não, da presunção de inocência com comentários sobre a evidência, nestes julgados, do aparecimento dos elementos da eoria dos Jogos Teatrais. Embora seja uma ferramenta com certo grau de complexidade, foi possível indicar na conclusão a existência de caminhos para pesquisas futuras no mundo jurídico com base nestes elementos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-11-03T19:47:59Z No. of bitstreams: 1 21255764.pdf: 745569 bytes, checksum: b0e01747e3eab37f1687dff27bf101b1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2017-11-06T11:44:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21255764.pdf: 745569 bytes, checksum: b0e01747e3eab37f1687dff27bf101b1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-06T11:44:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21255764.pdf: 745569 bytes, checksum: b0e01747e3eab37f1687dff27bf101b1 (MD5) Previous issue date: 2017-11-06en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTeoria do Jogo teatralpt_BR
dc.subjectViola Spolinpt_BR
dc.subjectSupremo Tribunal Federalpt_BR
dc.subjectHard cases e Theatre Games Theorypt_BR
dc.titleAnálise crítica do jogo dos ministros do Supremo Tribunal Federal à luz da Theatre Games Theorypt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-11-06-
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