Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11224
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHorbach, Carlos Bastide-
dc.contributor.authorBarbosa, Larissa Fontenelle de Mendonça-
dc.date.accessioned2017-11-07T12:55:16Z-
dc.date.available2017-11-07T12:55:16Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBARBOSA, Larissa Fontenelle de Mendonça. Financiamento eleitoral e democracia representativa: estudo comparado da participação de pessoas jurídicas no financiamento brasileiro, estadounidense e francês. 2017. 78 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11224-
dc.description.abstractAs normas de financiamento eleitoral no Brasil foram recentemente alteradas pela Lei n. 13.165/15 (Minirreforma Eleitoral de 2015), após o julgamento da ADI n. 4.650, e passaram a vedar doações de pessoas jurídicas, notadamente, de empresas, para campanhas eleitorais. Tendo em consideração que representantes são eleitos por meio de processo eleitoral, no qual os recursos que dispõem têm impacto em um eventual sucesso eleitoral; é possível extrair que, por cosequência, a participação de pessoas jurídicas, apenas por serem capazes de disponibilizar grandes somas aos candidatos e partidos, também tem reflexo no resultado eleitoral. Nesse sentido, infere-se um “ponto de contato” entre a escolha de representantes, fundamental para a legitimidade de uma democracia representativa, e a participação de pessoas jurídicas no financiamento eleitoral. O presente trabalho vale-se do estudo comparado das legislações estadounidense e francesa para investigar as compatibilidades e incompatibilidades da participação de pessoas jurídicas no financiamento eleitoral para o que se pretende com uma democracia representativa. Assim, verifica-se que, antes da Minirreforma Eleitoral de 2015, o modelo de financiamento eleitoral brasileiro assemelhava-se ao modelo estadonidense por não definir limite de gastos das campanhas eleitorais e permitir a influência de dinheiro de empresas no pleito eleitoral. No entanto, após a referida reforma, a legislação eleitoral brasileira distanciou-se do modelo estadounidense e se aproximou do modelo francês, pois, ao serem vedadas as doações de pessoas jurídicas, o financiamento eleitoral assumiu a modalidade mista, mas predominantemente pública.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-11-06T19:43:36Z No. of bitstreams: 1 21256773.pdf: 1061774 bytes, checksum: fa528aae6bdee89964e71d88c40137c7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2017-11-07T12:55:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21256773.pdf: 1061774 bytes, checksum: fa528aae6bdee89964e71d88c40137c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-07T12:55:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21256773.pdf: 1061774 bytes, checksum: fa528aae6bdee89964e71d88c40137c7 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDireito constitucionalpt_BR
dc.subjectDireito eleitoralpt_BR
dc.subjectDemocracia representativapt_BR
dc.subjectFinanciamento eleitoralpt_BR
dc.titleFinanciamento eleitoral e democracia representativa: estudo comparado da participação de pessoas jurídicas no financiamento brasileiro, estadounidense e francêspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21256773.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.