Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11237
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPeixoto, Maurício Muriack de Fernandes e-
dc.contributor.authorFreitas, Amanda Araújo-
dc.date.accessioned2017-11-08T16:53:58Z-
dc.date.available2017-11-08T16:53:58Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPORTELLA, Tamires Minuzzo. A influência do poder econômico no financiamento das campanhas eleitorais. 2017. 93 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11237-
dc.description.abstractDiante dos fortes escândalos de corrupção associados à prática de caixa 2 que assolam o país atualmente, a discussão acerca da interferência do poder econômico no pleito eleitoral mostra-se necessária. Em decorrência disso, o presente trabalho busca analisar o financiamento eleitoral e como a presença das pessoas jurídicas no financiamento eleitoral pode favorecer a crise da representação política. Para tanto, o trabalho inicia com a abordagem de conceitos basilares para a percepção das observações desenvolvidas ao longo do texto, como democracia representativa, princípio republicano e financiamento eleitoral. Após, evidenciam-se os mecanismos de fiscalização como garantidores de eleições íntegras e a maneira como a relação entre os financiadores das campanhas e os futuros ocupantes dos cargos representativos pode tornar-se antirrepublicana. Posteriormente, segue uma análise empírica acerca da participação das pessoas jurídicas nas campanhas eleitorais, com destaque à declaração de inconstitucionalidade das doações das pessoas jurídicas pelo o Supremo Tribunal Federal. Logo em seguida, retratam-se os altos gastos das campanhas eleitorais e as alterações provocadas pela lei 13.165/15, em especial a estipulação de um teto de gastos paras as campanhas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-11-07T17:49:42Z No. of bitstreams: 1 21257583.pdf: 1261968 bytes, checksum: 09c9a81754115964910939016e3b5113 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2017-11-08T16:53:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21257583.pdf: 1261968 bytes, checksum: 09c9a81754115964910939016e3b5113 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-08T16:53:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21257583.pdf: 1261968 bytes, checksum: 09c9a81754115964910939016e3b5113 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isoespt_BR
dc.subjectFinanciamento eleitoralpt_BR
dc.subjectCampanha eleitoralpt_BR
dc.subjectPoder econômicopt_BR
dc.subjectRepresentação políticapt_BR
dc.titleA influência do poder econômico no financiamento das campanhas eleitoraispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21257583.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.