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dc.contributor.advisorPalhares, Paulo Henrique Franco-
dc.contributor.authorNaegele, Pedro Rabelo-
dc.date.accessioned2017-11-13T17:07:41Z-
dc.date.available2017-11-13T17:07:41Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationNAEGELE, Pedro Rabelo. Aquisição de imóvel rural por empresas brasileiras equiparadas a estrangeiras: análise do parecer LA-01/2010. 2017. 64 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11297-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a fundamentação do Parecer LA- 01/2010 da Advocacia Geral da União. A relevância da pesquisa decorre da importância do setor agrário no Brasil uma vez que representa mais de 20% do PIB do Brasil, sendo um dos principais setores da economia nacional. Para tanto, primeiramente, realiza-se uma conceituação dos princípios constitucionais elencados e as formas de interpretação constitucional utilizadas pelo parecer para fundamentar seu posicionamento, demonstrando o entendimento doutrinário sobre esses institutos. Posteriormente, é realizado um cotejo histórico sobre a aquisição de terrenos rurais por estrangeiros no Brasil, discorrendo sobre a legislação infraconstitucional que regula o tema no País e os posicionamentos proferidos pela Advocacia Geral da União acerca da problemática. Por fim, analisa-se a fundamentação utilizada no Parecer LA-01/2010, sob a ótica da Metodologia de Análise de Decisões - MAD de Roberto Freitas Filho e Thalita Morais Lima, verificando se há coerência e coesão na metodologia utilizada pela Advocacia Geral da União para concluir pela constitucionalidade do § 1º, do artigo 1º, da Lei nº 5.709/71. Por meio da utilização dessa metodologia, percebe-se que a fundamentação utilizada no Parecer LA-01/2010 da Advocacia Geral da União possui um déficit de justificação. Conclui-se, portanto, que o Parecer LA-01/2010 não possui justificação suficiente para concluir pela constitucionalidade e recepção do § 1º, do artigo 1º, da Lei nº 5.709/71.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-11-13T15:13:53Z No. of bitstreams: 1 21236142.pdf: 717048 bytes, checksum: fdca1707b2be90f9e686526b76d570c9 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-13T17:07:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21236142.pdf: 717048 bytes, checksum: fdca1707b2be90f9e686526b76d570c9 (MD5) Previous issue date: 2017-11-13en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTerreno ruralpt_BR
dc.subjectAquisição estrangeiropt_BR
dc.subjectLei n.º 5.709/2011pt_BR
dc.subjectParecer LA-012010pt_BR
dc.subjectMADpt_BR
dc.titleAquisição de imóvel rural por empresas brasileiras equiparadas a estrangeiras: análise do parecer LA-01/2010pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-11-13-
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