Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11402
metadata.dc.type: TCC
Title: Contabilidade na era digital: um estudo sobre o reconhecimento contábil das transações realizadas com Bitcoins no Brasil
Authors: Silva, Daniel Carmo da
metadata.dc.contributor.advisor: Carlos, Flávio Alves
Abstract: O objetivo deste estudo é realizar um estudo de como devem ser reconhecidos os Bitcoins sob a ótica contábil. O presente trabalho se caracteriza como uma pesquisa exploratória descritiva, realizada por meio de um estudo bibliográfico. Os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisas em livros, artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, e notícias publicadas em meios eletrônicos, aprofundando o conceito de Bitcoin, assim como ela é criada, utilizada e seu funcionamento. Os principais resultados encontrados foram que existe a possibilidade classificar os Bitcoins como ativo, podendo ser circulante e não-circulante. Neste sentido, as transações podem ser classificadas no plano de contas no que se refere ao tratamento contábil como caixa e equivalente de caixa, investimentos, estoques e intangível. Concluiu-se necessária a regulamentação para o registro destes ativos, sendo que a principal dificuldade encontrada relaciona-se com a referência para cotação em Reais e a comparabilidade das informações. Neste sentido, como solução inicial apontou-se a utilização da cotação das exchanges em que as entidades contábeis possuem carteiras, existindo, entretanto, problemas associados a esta decisão que merecem ser aprofundados em próximos estudos.
Keywords: Bitcoin
Teoria contábil
Mensuração
Ativo
Citation: SILVA, Daniel Carmo da. Contabilidade na era digital: um estudo sobre o reconhecimento contábil das transações realizadas com Bitcoins no Brasil. 2017. 29 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11402
Issue Date: 2017
Appears in Collections:CON - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21476051.pdf299.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.