Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11408
metadata.dc.type: TCC
Title: Violações custodiadas em revistas: um estudo das coberturas jornalísticas dos veículos semanais a respeito do massacre no presídio do Amazonas, em 2017
Authors: Lauermann, Juliana Duarte
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Luiz Cláudio
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de analisar as reportagens publicadas nas revistas brasileiras no período entre 5 e 10 de janeiro de 2017 (após o massacre ocorrido no presídio do Compaj, no Amazonas), a fim de observar como esses veículos abordaram o episódio. O filtro utilizado foi encontrar materiais sobre o tema nas duas revistas de maior circulação no país, Época e Veja que abordassem o assunto em reportagens e os dessem como capa das edições. Como estratégia metodológica, os conteúdos analisados foram observados diante de seis aspectos a partir da narratologia de Motta (2007): recomposição da intriga ou do acontecimento jornalístico; identificação dos conflitos e da funcionalidade dos episódios; a construção de personagens jornalísticas (discursivas); estratégias comunicativas; a relação comunicativa e o “contrato cognitivo”; metanarrativas- significados de fundo moral ou fábula da história. De acrodo com o método, forem analisados seis tópicos nas reportagens: enfoque da reportagem; linguagem utilizada; fontes consultadas; responsabilização do Estado; tendências da narrativa; representação do detento. As conclusões da análise foram que as reportagens abordaram desdobramentos do ocorrido, inserindo-o em um contexto de crise do sistema penitenciário brasileiro. Foi verificado ainda que as fontes consultadas para a produção dos conteúdos são, em sua grande maioria, relacionadas ao Estado.
Keywords: Jornalismo
Jornalismo de revista
Reportagem
Newsmaking
Gatekeeper
Invisível
Sensacionalismo
Revista
Citation: LAUERMANN, Juliana Duarte Violações custodiadas em revistas: um estudo das coberturas jornalísticas dos veículos semanais a respeito do massacre no presídio do Amazonas, em 2017. 2017. 91 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11408
Issue Date: 2017
Appears in Collections:JOR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21376193.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.