Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11416
metadata.dc.type: TCC
Title: Capital psicológico no trabalho: um estudo com profissionais da área financeira de uma Instituição de Ensino Superior de Brasília
Authors: Pinto, Luana Carneiro
metadata.dc.contributor.advisor: Gagliardi, Érika Costa Vieira
Abstract: Cada vez mais o setor de Recursos Humanos busca métodos que explorem recursos inovadores e diferentes formas estratégicas que atuem na governança de uma corporação, indo além do capital humano e do capital social. O Capital Psicológico Positivo é um estudo que vem sendo desenvolvido há pouco tempo e procura o que existe de positivo em cada indivíduo dentro da organização. A presente pesquisa, de aspecto quantitativo, analisou se o estado mental dos colaboradores do Departamento Gerência de Operações Financeiras de uma Instituição de Ensino Superior é positivo, conforme as crenças de cada um e abordando as quatro forças do Capital Psicológico Positivo: esperança no trabalho; resiliência no trabalho; otimismo no trabalho; e eficácia no trabalho. Um questionário foi aplicado a 18 colaboradores e preenchido de forma individual e anônima para o processamento estatísticos dos dados. O instrumento utilizado e validado foi o Inventário de Capital Psicológico no Trabalho, com 25 perguntas, ICPT - 25. A aplicação abordou os setores do Atendimento Financeiro, Contas a Receber, Contas a Pagar, Programas e Benefícios do Financiamento Estudantil, Contabilidade e Controladoria. Os dados foram lançados em tabelas para uma melhor análise quantitativa e para a tradução dos resultados obtidos. O resultado desta pesquisa descritiva atestou que no Departamento de Gerência de Operações Financeiras as dimensões caracterizadas como escore médio alto são a de eficácia e esperança.
Keywords: Psicologia positiva
Capital psicológico no trabalho
Comportamento organizacional
Citation: PINTO, Luana Carneiro. Capital psicológico no trabalho: um estudo com profissionais da área financeira de uma Instituição de Ensino Superior de Brasília. 2017. 32 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11416
Issue Date: 2017
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21554844.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.