Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11421
metadata.dc.type: TCC
Title: Construção do brilho e do ocaso na imprensa esportiva: estudo sobre reportagens a respeito de narrativas sobre “jogadores-promessas” e depois transformados em “decepções”
Authors: Marra, Pedro Paulo de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Luiz Cláudio
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar reportagens em plataforma on-line sobre a construção de três jogadores de futebol (Lulinha, Jean Chera e Keirrison) como personagens em dois momentos para efeito de comparação: quando trazidos como jovens “promessas” e depois, quando relacionados a fracasso ou decepção. No início da carreira (reportagens nos anos de 2006, 2007, 2008 e 2010) e quando houve representações de fracasso (anos de 2010, 2015, 2016 e 2017). Esse foi o critério de inclusão da amostragem. Os materiais foram encontrados nos veículos Folha de S. Paulo, Globoesporte.com, iG, Lance, TV Globo (matéria on-line do programa Globo Repórter) e UOL. Como estratégia metodológica, os conteúdos foram divididos em três categorias: “grupo de análise 1” (reportagens sobre Lulinha), “grupo de análise 2” (reportagens sobre Jean Chera), e “grupo de análise 3” (reportagens sobre Keirrison). A conclusão principal é de que cabe aos jornalistas esportivos cobrirem histórias de revelações esportivas com teor mais social e terem o cuidado em refletir sobre o tom das expressões a respeito dos “jogadores promessa”. Além disso, torna-se fundamental buscar maior nível de contextualização ao invés de rotular atletas como “decepções”
Keywords: Futebol
Carreira
Expressão
Jornalismo
Promessa
Fracasso
Citation: MARRA, Pedro Paulo de Carvalho. Construção do brilho e do ocaso na imprensa esportiva: estudo sobre reportagens a respeito de narrativas sobre “jogadores-promessas” e depois transformados em “decepções”. 2017. 98 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11421
Issue Date: 2017
Appears in Collections:JOR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21421360.pdf850.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.