Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11446
metadata.dc.type: TCC
Title: O jornalismo literário e a polifonia nas “esquinas” da revista Piauí: estudo do gênero miniperfil a partir de textos sobre “cidadãos comuns”
Authors: Costa, Ana Luísa Leite
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Luiz Cláudio
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar a polifonia, ou seja, as diversas vozes que podem aparecer em um texto de miniperfil, que utiliza preceitos e elementos do jornalismo literário, e como a informação aparece nesta estrutura textual. Para essa análise, foram escolhidos cinco miniperfis publicados pela Revista Piauí, do Grupo Folha, para que fosse feita uma análise sobre o conteúdo e a estrutura. O método escolhido para desenvolver está pesquisa foi a partir de técnicas da análise narratológica. Para avaliar o sentido do texto, estratégias ligadas à análise de discurso foram utilizadas. Os cinco textos foram escolhidos a partir dos seguintes pré-­requisitos: a) não fosse político, esportista ou alguém que apareça de forma recorrente na mídia;; b) não fosse um caso de uma pessoa que tenham algum estilo de vida extraordinário ou excêntrico;; c) tenham sido publicados no ano de 2017 (ano de realização dessa pesquisa);; d) tratar-­se da rotina de cidadãos comuns, apresentando a realidade em que eles se inserem. Por fim, é possível concluir que em todos os textos analisados, que a polifonia destes textos surge a partir da interação entre os fatos e os relatos das personagens, chegando em um texto contextual e informativo para o leitor que o consome.
Keywords: Jornalismo
Jornalismo literário
Miniperfil
Jornalismo de revista
Citation: COSTA, Ana Luísa Leite. O jornalismo literário e a polifonia nas “esquinas” da revista Piauí: estudo do gênero miniperfil a partir de textos sobre “cidadãos comuns”. 2017. 68 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11446
Issue Date: 2017
Appears in Collections:JOR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21484799.pdf471.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.