Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11447
metadata.dc.type: TCC
Title: Representações midiáticas de pessoas em situação de rua: um estudo das construções narrativas e discursivas no DFTV, da TV Globo
Authors: Peres, Anna Carolina Bastos
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de analisar reportagens do telejornal da Globo DF TV 2ª edição que trataram grupos de pessoas em situação de rua como criminosos, a fim de avaliar o discurso e a narrativa dessa construção. Para cumprir o objetivo, esta pesquisa ampara-se em uma análise de discurso associada à teoria da representação de atores sociais de van Leeuwen (1977). Foram encontradas duas reportagens que se enquadraram na proposta definida. A análise aponta que a população em situação de rua não tem visibilidade. A essas pessoas, nas reportagens observadas, são atribuídos crimes e estigmas que violam ainda mais a cidadania dessas pessoas em situação de risco.
Keywords: Jornalismo social
Situação de rua
Representação social
Social journalism
Homelessness
Social representation
Citation: PERES, Anna Carolina Bastos. Representações midiáticas de pessoas em situação de rua: um estudo das construções narrativas e discursivas no DFTV, da TV Globo. 2017. 56 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11447
Issue Date: 2017
Appears in Collections:JOR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21484862.pdf559.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.