Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11453
metadata.dc.type: TCC
Title: A força do futebol europeu na mídia impressa do Brasil: análise dos cadernos de esportes do Correio Braziliense e da Folha de S. Paulo
Authors: Souza, Victor Gammaro Simões de
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Luiz Cláudio
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar reportagens sobre a final da Liga dos Campeões da Europa, publicadas durante os anos de 2013 a 2017 nos cadernos de esportes do Correio Braziliense e da Folha de S. Paulo. Foram analisadas as edições do dia da final da competição europeia, bem como o conteúdo do dia seguinte dos jornais em análise. Também foi feita uma reflexão sobre as possíveis diferenças na produção de conteúdo, palavras escolhidas e expressões vinculadas, em relação às reportagens sobre a final da Liga dos Campeões da Europa e das matérias sobre as mesmas escolhas para os conteúdos do Campeonato Brasileiro. A intenção deste estudo foi identificar e analisar a linguagem dos textos publicados, por meio de elementos constitutivos da reportagem, tais como adjetivos, advérbios e expressões que podem enaltecer a disputa europeia, ao passo que, eventualmente, podem ser demeritórias para o futebol nacional, o que poderia, em tese, influenciar quem consome o produto jornalístico.
Keywords: Mídia
Esporte
Futebol
Liga dos Campeões da Europa
Citation: SOUZA, Victor Gammaro Simões de. A força do futebol europeu na mídia impressa do Brasil: análise dos cadernos de esportes do Correio Braziliense e da Folha de S. Paulo. 2017. 61 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11453
Issue Date: 2017
Appears in Collections:JOR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21486726.pdf646.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.