Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11463
metadata.dc.type: TCC
Title: Eficácia da auriculoterapia no tratamento de estresse em estudantes de fisioterapia
Authors: Silva, João Paulo Gomes da
metadata.dc.contributor.advisor: Azevedo, Monique de
Abstract: Introdução: O estresse é uma resposta não especifica do organismo diante de qualquer situação que prejudique a homeostase do indivíduo. O ambiente acadêmico não é exceção pois os estudantes se deparam com diversas situações que podem culminar no aparecimento do estresse, que por sua vez pode levar a dificuldades de aprendizado e queda no rendimento acadêmico. Objetivo: avaliar a eficácia da auriculoterapia na redução de estresse em alunos que cursam o primeiro e o último ano de fisioterapia no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), o estresse foi avaliado por meio da Escala de Estresse Percebido (PSS 14). Métodos: trata-se de uma pesquisa quase experimental na qual foi efetuado o protocolo de pontos auriculares: Shen Men, Rim e Tronco Cerebral. Avaliados com a PSS 14 antes da primeira e após a última intervenção, foram realizadas 8 sessões de auriculoterapia nos grupos, 1 por semana, entre setembro e novembro de 2017. Resultado: composta por 18 alunos do primeiro ano (G1) e 17 do último ano (G2), a amostra identificou, através da análise de dados computados pelo Excel 2016, que na avaliação pré-tratamento, o grupo G1 apresentou média de score de 32,50 (DP=6,67) e, após tratamentos, 28,94 (DP=7,73). No grupo G2, a média na avaliação prétratamento foi de 29,71 (DP=8,45) e pós atendimentos, 24,88 (DP=9,26). Conclusão: ambos os grupos apresentaram diminuição nos níveis de estresse percebido, indicando que a auriculoterapia pode ser um recurso terapêutico eficaz na resolução do estresse.
Keywords: Fisioterapia
Auriculoterapia
Estresse
Medicina tradicional chinesa
Citation: SILVA, João Paulo Gomes; ABDANUR, Lucas Pulcherio. Eficácia da auriculoterapia no tratamento de estresse em estudantes de fisioterapia. 2017. 26 f. Monografia (graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11463
Issue Date: 2017
Appears in Collections:FIS - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21653452.pdf469.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.