Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11469
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Daniela Borges Lima de-
dc.contributor.authorSiqueira, Ingrid araújo-
dc.date.accessioned2018-02-09T11:07:50Z-
dc.date.available2018-02-09T11:07:50Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Ingrid Araújo. Validade e fidedignidade na testagem psicológica: percepção de peritos da área. 2017. 54 f. Monografia (graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11469-
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou compreender a relevância da validade e fidedignidade inseridas em uma avaliação psicológica a partir da percepção de profissionais peritos da área. Deter o conhecimento desses pressupostos psicométricos impacta diretamente na forma de aplicação dos instrumentos psicológicos, uma vez que ao estudar sobre esses constructos o profissional transmite mais credibilidade ao processo avaliativo, além de apresentar um maior domínio para replicar esses instrumentos psicológicos, assim uma avaliação confiável e baseada em teorias consistentes. Para alcançar o objetivo da pesquisa, adotou-se o método qualitativo e a análise de dados secundários, ou seja, foram analisadas as falas de peritos em avaliação psicológica, por meio de vídeos previamente selecionados a fim de promover a discussão sobre a temática escolhida. A fala dos profissionais foi selecionada por meio da análise de conteúdo de Bardin e divida em quatro categorias que buscam responder o objetivo da pesquisa. As categorias surgidas na pesquisa foram: “Habilitação para utilizar a Avaliação Psicológica e instrumentos psicológicos”, “Conhecimentos de um perito em Avaliação Psicológica”, “Cuidados primordiais para realizar uma avaliação psicológica” e “Desafios atuais da Avaliação Psicológica”. Por meio dessas categorias identificou-se por fim que o psicólogo é a “chave” para o sucesso dos resultados obtidos em uma avaliação psicológica, pois é o profissional habilitado para prática de avaliação, além de deter o conhecimento técnico e ético das implicações do processo avaliativo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-02-08T18:16:37Z No. of bitstreams: 1 21116216.pdf: 875165 bytes, checksum: dadfdcb55eaad55f9cd7cd693f05672a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-02-09T11:07:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21116216.pdf: 875165 bytes, checksum: dadfdcb55eaad55f9cd7cd693f05672a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-09T11:07:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21116216.pdf: 875165 bytes, checksum: dadfdcb55eaad55f9cd7cd693f05672a (MD5) Previous issue date: 2018-02-09en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação psicológicapt_BR
dc.subjectTeste psicológicopt_BR
dc.subjectValidadept_BR
dc.subjectFidedignidadept_BR
dc.titleValidade e fidedignidade na testagem psicológica: percepção de peritos da áreapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-02-09-
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21116216.pdf854.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.