Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11471
metadata.dc.type: TCC
Title: A experiência do homem acusado de violência doméstica que participou de um grupo reflexivo para homens à luz da Gestalt-terapia
Authors: Habka, Isadora de Castro
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Ilsimara Moraes da
metadata.dc.identifier.orientador: Silva, Ilsimara Moraes da
Abstract: A violência doméstica é uma questão de saúde pública no Brasil. Muito tem sido feito na tentativa de diminui-la e cessa-la, desde o movimento feminista, que conseguiu problematizar a realidade vivida pelas mulheres e discutir questões como o direito das mulheres, a sexualidade, até a conquista da Lei Maria da Penha. Percebe-se que a maioria das vezes o enfoque acerca da violência está na vítima e em como é possível auxilia-la e ampara-la diante dessa situação. Dessa maneira a perspectiva do homem que também vivencia essa realidade, de outra forma, é pouco abordada. O presente trabalho procurou compreender, através da contextualização do fenômeno e da Gestalt-Terapia, a experiência de dois homens acusados de violência doméstica e, que tiveram como medida judicial, participar de um grupo reflexivo para homens. Foi utilizado o método fenomenológico de pesquisa para a realização de uma entrevista com cada participante, com auxílio do guião de entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram aspectos muito similares na vivência singular de cada participante. Os grupos reflexivos para homens indicam boas possibilidades para se trabalhar os conflitos advindos do momento atual, que ora exige novas configurações sociais, e ora reforça os padrões patriarcais.
Keywords: Violência doméstica
Homens acusados de violência
Gestalt-terapia
Citation: HABKA, Isadora de Castro. A experiência do homem acusado de violência doméstica que participou de um grupo reflexivo para homens à luz da Gestalt-terapia. 2017. 60 f. Monografia (graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11471
Issue Date: Dec-2017
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21261707.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.