Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11491
metadata.dc.type: TCC
Title: Estimativa de passivo ambiental em áreas de preservação permanente ao longo de drenagens do DF com base em imagens Shuttle Radar Topograghy Mission (SRTM) e imagens de satélite
Authors: Corrêa, Andrea Alimandro
metadata.dc.contributor.advisor: Ciarallo, Gilson
Abstract: Há uma grande importância na obtenção de bases de dados de diferentes regiões que contenham informações ambientais integradas para subsidiar o controle, o monitoramento e o planejamento ambiental e econômico do território nacional. Uma dessas regiões são as Áreas de Preservação Permanente (APPs) ao longo de cursos d'água que são protegidas pela Lei 12.651 de 2012, conhecida como Novo Código Florestal. Devido às dimensões continentais do Brasil, recomenda-se a utilização de métodos automáticos de processamento digital de imagens para monitorar essas regiões, em menor tempo e com custos reduzidos. A proposta desse estudo é de estimar o passivo ambiental em APPs ao longo de drenagens do DF com base nos modelos digitais de elevação derivados do Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) e em imagens de satélite. Para isso, foi gerado o mapa de declividade, a rede de drenagem e as bacias hidrográficas do DF de forma automática no software ArcGIS a partir dos dados SRTM. Escolheram-se duas bacias distintas quanto à declividade e analisaram-se as drenagens desses dois casos: o rio da Palma e o ribeirão Extrema, localizados na porção noroeste e leste do DF, respectivamente. As APPs foram delimitadas considerando-se uma distância de 30 metros para cada lado do rio, conforme o Novo Código Florestal. Por último, os passivos ambientais nessas duas bacias foram calculados. As drenagens geradas a partir dos dados SRTM demonstraram bons resultados para áreas mais declivosas e resultados não tão satisfatórios para as áreas mais planas. Os traçados das bacias hidrográficas ficaram bem delineados e os cálculos das áreas das duas bacias escolhidas para o estudo ficaram próximos aos citados na literatura. As drenagens traçadas automaticamente e vetorizadas pela imagem RapidEye mostraram semelhança, tanto em termos de extensão como em área. Contudo, as drenagens geradas a partir de dados SRTM não acompanharam bem as sinuosidades dos rios. Por isso, optou-se em calcular o passivo ambiental pelas drenagens vetorizadas, os quais foram de 3% para o ribeirão Extrema e de 5% para o rio da Palma. Conclui-se que a metodologia apresentada pode ser utilizada e proporciona economia de tempo e de recursos para a realização de pesquisas e diagnósticos ambientais apoiados em dados SRTM.
Keywords: Imagem SRTM
Rede de drenagem
Bacia hidrográfica
Área de preservação permanente
Passivo ambiental
Citation: CORRÊA, Andrea Alimandro. Estimativa de passivo ambiental em áreas de preservação permanente ao longo de drenagens do DF com base em imagens Shuttle Radar Topograghy Mission(SRTM) e imagens de satélite. 2016. 49 f. Monografia (Especialização em Análise Ambiental e Desenvolvimento Sustentável) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11491
Issue Date: 2016
Appears in Collections:ICPD - Pós-graduação em Análise ambiental e desenvolvimento sustentável

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51400123.pdf4.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.