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dc.contributor.advisorCruz, Tânia Cristina-
dc.contributor.authorMenezes, Patrícia Miranda-
dc.date.accessioned2018-02-20T20:09:55Z-
dc.date.available2018-02-20T20:09:55Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMENEZES, Patrícia Miranda. Participação social como método de governo: democracia participativa nos governos Lula e Dilma. 2016. 149 f. Monografia (Especialização em História, Sociedade e Cidadania) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11501-
dc.description.abstractEm 2003, a relação entre Estado e sociedade sofreu uma inflexão quando o Poder Executivo Federal restabeleceu os padrões de relação preceituados na Constituição Federal de 1988. Estes padrões foram o objeto de estudo desta pesquisa, que teve como objetivo identificar quais espaços institucionalizados de participação social foram criados e/ou fortalecidos pelo Poder Executivo Federal, a partir de 2003, no âmbito da Secretaria de Governo da Presidência da República (SG/PR), visando qualificar os processos de formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas e legitimar a Democracia Participativa brasileira. Para isto, foi realizada uma pesquisa documental de publicações oficiais do Poder Executivo Federal concomitantemente a uma observação participante na SG/PR, entre abril de 2015 a junho de 2016. A análise dos dados demonstra que: o novo papel institucional da SG/PR contribuiu significativamente para o fomento da cultura de participação social em todos os órgãos do Poder Executivo Federal e, consequentemente, com a ampliação e o fortalecimento dos espaços institucionalizados de participação social nos processos de formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas. Como resultados deste processo, destaco: a implantação de políticas públicas afirmativas, atendendo as demandas dos grupos historicamente excluídos da sociedade; o fortalecimento do controle social e a legitimação da Democracia Participativa. Contudo, em maio de 2016, a Presidenta Dilma Rousseff foi afastada temporariamente do cargo, em decorrência do processo de Impeachment em trâmite no Congresso Nacional. A posse do Vice-Presidente Michel Temer, na condição de Presidente Interino, configurou uma nova inflexão nos padrões de relação entre Estado e sociedade, que gerou imensuráveis retrocessos aos direitos civis, sociais e políticos dos cidadãos brasileiros e ao amplo esforço feito pelo Poder Executivo Federal, a partir de 2003, para fortalecer e legitimar a Democracia Participativa no país.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-02-20T20:09:55Z No. of bitstreams: 1 51500306.pdf: 3428281 bytes, checksum: 84a04f0a52e4c383750cd65974774407 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-20T20:09:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500306.pdf: 3428281 bytes, checksum: 84a04f0a52e4c383750cd65974774407 (MD5) Previous issue date: 2018-02-20en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstado-sociedadept_BR
dc.subjectImpeachmentpt_BR
dc.subjectDemocracia participativapt_BR
dc.titleParticipação social como método de governo: democracia participativa nos governos Lula e Dilmapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-02-20-
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