Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11519
metadata.dc.type: TCC
Title: Coleta seletiva no Distrito Federal: um estudo de caso das regiões administrativas do Varjão (RA XXIII) e Candangolândia (RA XIX)
Authors: Rodrigues, Pedro Henrique Brito
metadata.dc.contributor.advisor: Maniçoba, Regina de Souza
Abstract: A coleta seletiva de materiais reutilizáveis é umas das atividades que contribui para a preservação dos recursos naturais não renováveis e minimiza os impactos produzidos na fabricação de novos componentes para o setor industrial. Além disso, promove o desenvolvimento de outras atividades econômicas e surgimento de novos postos de trabalho, permitindo o surgimento e qualificação de novas técnicas e equipamentos para o gerenciamento e segregação de resíduos domésticos reutilizáveis. Este trabalhou procurou avaliar se o Programa de Coleta Seletiva de resíduos sólidos proposto pelo Governo do Distrito Federal (DF) está contribuindo para uma melhor destinação final dos resíduos reutilizáveis. Para isso, como estudo de caso foram analisadas as Regiões Administrativas (RAs) do Varjão (RA XXIII) e da Candangolândia (RA XIX) onde foram aplicados questionários aos moradores e realizada uma visita de campo aos catadores de materiais recicláveis pertencentes à cooperativa Renascer. A pesquisa teve caráter qualitativo e foram aplicados 130 questionários aos moradores destas duas RAs. Sobre a coleta seletiva no DF foi possível concluir: o desconhecimento da população sobre os materiais que podem ser separados; problemas operacionais de execução do programa; falta de conscientização ambiental das pessoas da comunidade; deficiência de infraestrutura e quantidade de instalações apropriadas para a realização da triagem dos materiais coletados; falta de parcerias entre as secretarias públicas locais e cooperativas de catadores e sociedade civil; ausência de competitividade comercial na área de materiais recicláveis manejo.
Keywords: Coleta seletiva
Reciclagem
Resíduo sólido
Citation: RODRIGUES, Pedro Henrique Brito. Coleta seletiva no Distrito Federal: um estudo de caso das regiões administrativas do Varjão (RA XXIII) e Candangolândia (RA XIX). 2016. 48 f. Monografia (Especialização em Análise Ambiental e Desenvolvimento Sustentável) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11519
Issue Date: 2016
Appears in Collections:ICPD - Pós-graduação em Análise ambiental e desenvolvimento sustentável

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51500237.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.