Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11529
metadata.dc.type: TCC
Title: O consumo e a utilização das sacolas plásticas no Distrito Federal como produto de armazenamento: análise ao ambiente em que estão inseridas
Authors: Leite, Leyna Gimena de Matos
metadata.dc.contributor.advisor: Karl, Ana
Abstract: No Brasil são produzidos cerca de 3 milhões de toneladas de plástico. Atualmente, 10% do lixo brasileiro são compostos por sacolas plásticas e cada brasileiro utiliza 19 quilos de sacolas por ano. Para se dimensionar a gravidade da situação ora vivenciada no país, o estado do Rio de Janeiro consome um bilhão de sacos plásticos por ano e gasta R$ 15 milhões todo ano para dragar rios e tentar retirar os plásticos que provocam danos à natureza. As sacolas distribuídas nos supermercados são produzidas com polietileno de baixa densidade, mais conhecido como plástico-filme. Após identificar que a sacola foi responsável por causar entupimento de bueiros e inundações, vários países têm proibido o uso da “sacolinha”. Nesse sentido o presente estudo busca observar aspectos socioeconômicos e culturais implantados pelo uso do produto e identificar a política ambiental, bem como a prática de consumo adotados pelos habitantes do Distrito Federal. Assim, foi realizado um estudo de caso através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo para a análise da questão. 100% dos entrevistados é ciente dos impactos que são causados pelo uso da sacola tradicional, porém mais de 50% se recusaria a pagar pela sacola biodegradável. 33% diz que descarta o lixo de suas casas diariamente e mais de 40% relata não ter o hábito de separar o lixo para enviar à reciclagem. O resultado mostra que a utilização das sacolas plásticas acontece por uma questão cultural e de comodidade e a maioria se predispõem ao uso de alternativas diferentes ao da sacola comum.
Keywords: Distrito Federal
Desenvolvimento sustentável
Logística reversa
Sacola plástica
Política ambiental
Citation: LEITE, Leyna Gimena de Matos. O consumo e a utilização das sacolas plásticas no Distrito Federal como produto de armazenamento: análise ao ambiente em que estão inseridas. 2017. 31 f. Monografia (Especialização em Análise Ambiental e Desenvolvimento Sustentável) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11529
Issue Date: 2017
Appears in Collections:ICPD - Pós-graduação em Análise ambiental e desenvolvimento sustentável

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51700324.pdf838.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.