Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11565
metadata.dc.type: TCC
Title: Crise socioambiental: a insustentabilidade humana urbana e seus efeitos colaterais: um estudo sobre a coleta de lixo no DF
Authors: Netto, Petronio Gomide
metadata.dc.contributor.advisor: Félix, Joana d’Arc Bicalho
Abstract: Impulsionadas pela rápida expansão socioeconômica, as metrópoles enfrentam péssimas condições ambientais, devido ao deslocamento da população da zona rural para a urbana de forma desordenada, em busca de emprego e melhores condições de vida para si e para suas famílias. Neste sentido, a capital federal do Brasil atrai milhares de famílias que buscam melhores condições de vida e acabam fixando residência em locais que não oferecem nenhum tipo de coleta de lixo, água e esgoto. Desta forma, este artigo teve como objetivo perceber se a Logística Reversa contribui para minimizar o impacto ocasionado pela insustentabilidade e a degradação do meio ambiente, tendo como local de estudo o Lixão do Jóquei, conhecido como lixão da Estrutural-DF. Para o alcance deste objetivo, esta pesquisa apresentou como foco um estudo bibliográfico abrangendo o uso de um sistema de Logística Reversa que proporciona um direcionamento após a coleta seletiva dos resíduos pós-consumo e pós-venda gerado pelas atividades empresariais na cidade de Brasília-DF, minimizando o impacto ambiental negativo no Lixão da Estrutural, situado a poucos km do centro da capital federal do Brasil. Também, foi apresentada uma análise de dados coletados em documentos que referem aos serviços de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos no Distrito Federal e uma entrevista com Raphael Reis, o Economista e Técnico da CENTCOOP – DF, sobre as perspectivas futuras concernentes à coleta do lixo produzido no Lixão do Jóquei. Por fim, considerou-se a logística reversa, a coleta seletiva uma alternativa estratégica para o tratamento de resíduos pósconsumo e pós-venda.
Keywords: Responsabilidade social
Coleta de lixo
Gestão ambiental
Logística reversa
Citation: NETTO, Petronio Gomide. Crise socioambiental: a insustentabilidade humana urbana e seus efeitos colaterais: um estudo sobre a coleta de lixo no DF. 2016. 26 f. Monografia (Especialização em Gestão Aplicada em Logística) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11565
Issue Date: 2016
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão aplicada em logística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51400212.pdf532.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.