Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11574
metadata.dc.type: TCC
Title: Gestão de estoque em micro e pequenas empresas: estudo de caso de uma empresa de varejo de produtos de ciclismo da cidade de Brasília do Distrito Federal
Authors: Campos, André Gustavo de Guimarães Anchieta de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor: Justus, Walter
Abstract: No atual contexto brasileiro das micro e pequenas empresas (MPE), um excelente nível de serviço e uma gestão de custo eficiente podem ser uma questão de sobrevivência dentro de um mercado globalizado e altamente competitivo. O presente trabalho demonstra o impacto que uma gestão de custos logísticos eficiente tem sobre a saúde financeira de uma MPE. O estudo de caso de uma empresa do segmento de varejo de produtos esportivos de ciclismo apresentado neste trabalho, demonstra as principais práticas de gestão de estoque utilizadas e os ganhos por elas proporcionados. O objetivo central da pesquisa foi de descrever as características gerais e específicas dos processos de gestão de estoque, bem como os principais métodos e técnicas utilizados pelas MPE do segmento de varejo de produtos de ciclismo e os seus impactos no nível de competitividade das micro e pequenas empresas. Dessa forma, observou-se que a aplicação, nas MPE, de práticas já disseminadas na literatura e nas empresas de médio e grande porte podem gerar resultados significativos no nível de serviço prestado, na redução de perdas decorrentes de extravios, roubos e obsolescência e, também, no ganho em eficiência nos processo de gestão de estoque e compras.
Keywords: Gestão de estoque
Competitividade
Logística
Citation: CAMPOS, André Gustavo de Guimarães Anchieta de Araújo. Gestão de estoque em micro e pequenas empresas: estudo de caso de uma empresa de varejo de produtos de ciclismo da cidade de Brasília do Distrito Federal. 43 f. 2017. Monografia (Especialização em Gestão Aplicada em Logística) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11574
Issue Date: 2017
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão aplicada em logística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51600132.pdf972.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.