Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11584
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Macedo, Denise Silva | - |
dc.contributor.author | Barros, Fernanda Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-23T19:50:12Z | - |
dc.date.available | 2018-03-23T19:50:12Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Fernanda Rodrigues de. Revisão de texto no Facebook. 60 f. 2017. Monografia (Especialização em Revisão de Textos) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11584 | - |
dc.description.abstract | A comunicação entre as pessoas passou por diversas transformações e aprimoramentos para chegar ao jeito que está hoje. O avanço tecnológico, com o surgimento da internet, proporcionou uma série de ferramentas para facilitar a comunicação entre os indivíduos. As redes sociais possibilitaram interações em tempo real mesmo estando a muitos quilômetros de distância. Trouxeram uma nova forma de interação e ampliaram os modos de comunicação, o que interferiu na linguagem, no comportamento e na forma de se comunicar. Nesse novo contexto, o Facebook configura um novo suporte virtual que ganhou enorme proporção e visibilidade nos últimos anos, tornando-se um dos maiores veículos de comunicação e de troca de informações do mundo. A fala e a escrita estão intimamente ligadas a essas mudanças, uma vez que elas são as formas mais utilizadas de comunicação. Ambas as modalidades da língua, juntamente com os suportes e os gêneros textuais virtuais, interferem diretamente na profissão do revisor de texto, tendo em vista que este pode lidar com todo e qualquer tipo, formato e objetivo de texto, incluindo os novos, virtuais. Dessa forma, o presente estudo visa a analisar a influência de todos esses fatores – fala, escrita, gêneros textuais virtuais, redes sociais – na profissão do revisor de textos, com foco no contexto do Facebook, no gênero postagem institucional. Esta pesquisa mostrou que é possível revisar um texto retirado dessa rede, desde que se trate de uma página institucional, cujos alcance nacional e numeroso público-alvo exigem que a linguagem seja utilizada sem desvios formais. Por essa razão, tais páginas podem ser revisadas à luz da Gramática Tradicional, mesmo estando inseridas em um gênero textual rápido e informal. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-03-23T19:50:02Z No. of bitstreams: 1 51306840.pdf: 1199248 bytes, checksum: d7e39e1190111240e8d9674873edcef8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-03-23T19:50:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 51306840.pdf: 1199248 bytes, checksum: d7e39e1190111240e8d9674873edcef8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-23T19:50:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51306840.pdf: 1199248 bytes, checksum: d7e39e1190111240e8d9674873edcef8 (MD5) Previous issue date: 2018-03-23 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | Revisão de texto | pt_BR |
dc.subject | Fala | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.title | Revisão de texto no Facebook | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2018-03-23 | - |
Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51306840.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.