Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11585
metadata.dc.type: TCC
Title: Contribuições para a revisão textual: as práticas textuais discursivas aplicadas pelos revisores de textos no Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação da Câmara dos Deputados (DETAQ) em discursos parlamentares
Authors: Diniz, Francisco de Assis
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Edineide dos Santos
Abstract: Este trabalho representa uma análise, sob a ótica da linguística, de intervenções de revisores do Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação da Câmara dos Deputados (DETAQ) nos textos referentes a transcrições do áudio de discursos parlamentares proferidos naquela casa legislativa, com o objetivo de investigar tanto essas intervenções quanto as transcrições sob a perspectiva das nove operações textuais-discursivas propostas por Marcuschi (2010), como uma contribuição à revisão textual. O estudo parte dos conceitos de texto apresentados por Marcuschi (2008) e Koch (2003) e do conceito de discurso proposto por Dubois et al (1995), no âmbito desta pesquisa. Em seguida, com diversas contribuições teóricas, especialmente de Saussure (1972), destaca a comunicação, que é a finalidade do discurso parlamentar, como elemento importante nas relações entre a linguagem utilizada nos discursos e o público-alvo, tendo por fator de forte influência a transmissão dos eventos pela TV Câmara. Ao adentrar o cerne da pesquisa, busca primeiramente diferenciar revisor de textos de revisor do DETAQ, pelo apontamento das particularidades da atuação deste. Em segundo lugar, faz a diferenciação entre as práticas textuais-discursivas de transcrição e de revisão no âmbito daquele departamento, com a exposição das tarefas de cada uma e descrição dos procedimentos adotados a partir do áudio dos eventos, até a retextualização para a produção do texto final a ser publicado. Ademais, apresenta análises linguísticas de algumas intervenções do revisor do DETAQ em discurso parlamentar, bem como considerações finais do presente estudo.
Keywords: Retextualização
Discurso parlamentar
Revisão de texto
Taquigrafia
Citation: DINIZ, Francisco de Assis. Contribuições para a revisão textual: as práticas textuais discursivas aplicadas pelos revisores de textos no Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação da Câmara dos Deputados (DETAQ) em discursos parlamentares. 33 f. 2017. Monografia (Especialização em Revisão de Textos) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11585
Issue Date: 2017
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51400157.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.