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dc.contributor.advisorWada, Ricardo Morishita-
dc.contributor.authorMelo, Louise Gabrielle Esteves Soares-
dc.date.accessioned2018-04-05T20:12:47Z-
dc.date.available2018-04-05T20:12:47Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMELO, Louise Gabrielle Esteves Soares de. O superendividamento do consumidor idoso: uma análise da hipervulnerabilidade, do direito à informação e do consumo de crédito. 2015. 94 f. Monografia (Especialização em Direito Social, Ambiental e do Consumidor) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11617-
dc.description.abstractA presente monografia tem por tema O Superendividamento do Consumidor Idoso: Uma Análise da Hipervulnerabilidade, do Direito à Informação e do Consumo de Crédito. O objetivo geral do presente trabalho é compreender os principais fatores que contribuem para o superendividamento do consumidor idoso, analisando a sua condição de hipervulnerabilidade, o direito à informação e a concessão de crédito. Como objetivos específicos tem-se a apresentação dos conceitos de consumidor, idoso, crédito e superendividamento; a explanação sobre o direito básico do consumidor à informação e a demonstração de que maneira a falta de clareza na contratação, somada à condição de hipervulnerabilidade do consumidor idoso e o incentivo e a facilidade no consumo de crédito, concorrem para a condição de superendividamento. O método de pesquisa utilizado para a confecção do presente trabalho foi o dedutivo, com cunho bibliográfico, baseado em livros doutrinários, legislação, artigos e produções obtidas na Internet. Para facilitar o estudo do tema e torná-lo mais didático, o presente foi dividido em dois capítulos. O primeiro capítulo contém um estudo sobre os conceitos mais relevantes para o estudo, a relação existente entre crédito e consumo, o conceito de superendividamento, seus elementos caracterizadores e sua classificação, os princípios que norteiam a defesa do consumidor superendividado e as possíveis causas de superendividamento. No segundo capítulo, é feita uma análise sobre o superendividamento sob a ótica do consumidor idoso, com a apresentação do conceito de idoso, a abordagem a respeito da hipervulnerabilidade do consumidor idoso, além do estudo dos principais fatores que contribuem para o superendividamento do consumidor idoso, com enfoque no direito à informação e no incentivo e facilidade na concessão de crédito. Ao final, é realizado o estudo sobre a educação para o consumo como meio de prevenir e minimizar o superendividamento dos consumidores idosos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-04-03T17:45:21Z No. of bitstreams: 1 51400044.pdf: 868157 bytes, checksum: 7d94fb6813caf29493855b86d0df1f86 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSuperendividamentopt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.titleO superendividamento do consumidor idoso: uma análise da hipervulnerabilidade, do direito à informação e do consumo de créditopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-04-05-
dc.description.notasThis monograph is themed The over-indebtedness senior citizen and financial services: A Right to Information Analysis, Incentive to Credit Consumption and over-vulnerability. The overall objective of this study is to understand the key factors that contribute to the over-indebtedness of the senior citizen, analyzing his condition over-vulnerability, the right to information and the provision of credit. The specific objectives has been the presentation of the consumer concepts, senior citizen, credit and indebtedness; the explanation of the basic consumer's right to information and the demonstration of how the lack of clarity in hiring, coupled with over-vulnerability condition of elderly consumers and the encouragement and ease in consumer credit, contributing to the indebtedness condition. The research method used for the preparation of this work was deductive, with bibliographic nature, based on doctrinal books, legislation, articles and products available on the Internet. To facilitate the study of the subject and make it more didactic, this was divided into two chapters. The first chapter contains a study of the most relevant concepts for the study, the relationship between credit and consumption, the concept of indebtedness, its characteristic elements and their classification, the principles that guide consumer protection of over-indebtedness and possible causes of over-indebtedness. The second chapter presents an analysis of the indebtedness from the perspective of senior citizen consumers, with the presentation of the concept of old, the approach regarding the senior citizen consumer over-vulnerability in addition to the study of the major factors contributing to the indebtedness of the senior citizen consumer, focusing on the right to information and encouraging and ease in lending. At the end, we conducted the study on education for consumption as a means to prevent and minimize the indebtedness of senior citizen consumers.pt_BR
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