Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11618
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância de zonas de amortecimento e corredores ecológicos - e de biodiversidade - para a manutenção da biodiversidade e seus processos
Authors: Fonseca, Gabriela Borgato Penha
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Pedro Almeida
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo demonstrar como políticas específicas podem auxiliar na conservação da biodiversidade. A mudança do pensamento ambiental proporciona uma mudança do pensamento do homem, em especial no modo como ele se relaciona com a natureza. O Estado e a sociedade são, conjuntamente, os atores responsáveis pela garantia e manutenção do meio ambiente ecologicamente equilibrado, conforme dispõe o artigo 225 da Constituição Federal. Essa corresponsabilidade proporciona o surgimento de um poder-dever, garantidor da ordem pública ambiental, objetivando toda a sustentabilidade das presentes e futuras gerações. Como forma de demonstrar a aplicabilidade destes conceitos, o Brasil utiliza-se de instrumentos como criação de áreas a serem protegidas, atividades de pesquisa e ecoturismo, por exemplo. Por meio de toda a revisão bibliográfica, concluiu-se a importância de se garantir que as normas de uso para as unidades de conservação serão devidamente aplicadas e cumpridas. É cediço que se deve atentar às dificuldades que serão enfrentadas com essa nova forma de pensamento, porém, deve-se ter em mente que um longo caminho já foi trilhado para o entendimento da importância do debate acerca da conservação e manutenção da biodiversidade.
Keywords: Biodiversidade
Sustentabilidade
Política ambiental e de conservação
Citation: FONSECA, Gabriela Borgato Penha. A importância de zonas de amortecimento e corredores ecológicos - e de biodiversidade - para a manutenção da biodiversidade e seus processos. 2016. 55 f. Monografia (Especialização em Direito Social, Ambiental e do Consumidor) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11618
Issue Date: 2016
Appears in Collections:DIR - Pós-graduação em Direitos sociais, ambientais e do consumidor

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51305450.pdf559.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.