Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11620
metadata.dc.type: TCC
Title: O (des)uso do pronome reflexivo na língua escrita: uma análise de textos técnicos do Ministério da Saúde com foco na revisão
Authors: Martinazzo, Angela Gasperin
metadata.dc.contributor.advisor: Grannier, Daniele Marcelle
Abstract: O presente trabalho desenvolveu-se a partir da atividade profissional de revisão de textos exercida no âmbito do Departamento de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde. Seu objetivo foi o de pesquisar o (des)uso do pronome reflexivo em verbos pronominais na modalidade escrita da língua portuguesa e elaborar um referencial de revisão textual com base nas ocorrências mais relevantes desse fenômeno, encontradas nos textos do corpus constituído pelo conjunto de documentos técnicos produzido pelo Órgão ao longo da última década. O levantamento mostrou que os verbos pronominais com maior frequência de desuso do pronome foram aqueles em que a ausência do clítico não altera significativamente a semântica do verbo – dando margem, assim, à flutuação do uso do pronome – e aqueles que envolvem mudança de estado físico, alguns dos quais têm seu uso despronominalizado facultado pelos dicionários de regência e outros instrumentos atualizados de consulta em língua portuguesa. A pesquisa sobre os achados e a respectiva análise enseja um processo mais aprimorado de revisão textual, contribuindo para despertar no revisor de textos a importância da investigação linguística e a necessidade de acompanhar as mudanças nas normas e recomendações de referência.
Keywords: Verbo pronominal
Pronome reflexivo
Despronominalização
Revisão de texto
Citation: MARTINAZZO, Angela Gasperin Martinazzo. O (des)uso do pronome reflexivo na língua escrita: uma análise de textos técnicos do Ministério da Saúde com foco na revisão. 2017. 87 f. Monografia (Especialização em Revisão de Texto) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11620
Issue Date: 2017
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51500374.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.