Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11625
metadata.dc.type: TCC
Title: Efetividade da troponina, mioglobina e creatinoquinase como marcadores para diagnóstico de infarto agudo do miocárdio
Authors: Sabino, Joshua Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Farias, Luciana Ramalho de
Abstract: O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é uma patologia de grande importância no cenário da saúde mundial. A cada ano, o número de novos casos de IAM registrados é preocupante, o que também gera uma atenção especial ao número de óbitos ocasionados pela doença. A maioria dos óbitos por IAM ocorrem nas primeiras 24 horas após o aparecimento dos sintomas. Desta forma, o diagnóstico é importante para que exista um prognóstico favorável. Atualmente, o melhor meio de detecção de IAM é através da mensuração de marcadores biológicos (ou biomarcadores). Dentre os diversos marcadores existentes, a troponina, a mioglobina e a creatinoquinase fazem parte do grupo seleto utilizado para verificar a presença de lesões cardíacas. O objetivo deste trabalho foi apresentar e descrever a efetividade da troponina, mioglobina e creatinoquinase como marcadores biológicos de lesão cardíaca.
Keywords: Infarto agudo do miocárdio
Biomarcador de lesão cardíaca
Diagnóstico de infarto agudo do miocárdio
Dano cardíaco
Citation: SABINO, Joshua Ferreira. Efetividade da troponina, mioglobina e creatinoquinase como marcadores para diagnóstico de infarto agudo do miocárdio.2017. 16 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11625
Issue Date: 2017
Appears in Collections:BMD - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21004012.pdf287.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.