Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11651
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Humberto Cunha dos | - |
dc.contributor.author | Torres, Thiago Gonçalves Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-07T17:39:36Z | - |
dc.date.available | 2018-04-07T17:39:36Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Thiago Gonçalves Barbosa. Impactos da redução do IPI no setor automotivo no Brasil: uma comparação entre carros novos e seminovos. 2017. 51 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11651 | - |
dc.description.abstract | A indústria automobilística e o mercado de automotores no Brasil são responsáveis por uma parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e emprega muita mão de obra. Isso faz com que o setor tem tido atenção especial dos governantes nos últimos anos. Nesse sentido foi concedido ao setor a partir de 2008 uma redução na alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Faz-se, portanto, uma digressão sobre a legalidade da medida, bem como os resultados dela decorrentes. Os impactos gerados pela aplicação da política fiscal se alastraram tanto no mercado automotivo, que incluem carros novos e usados, como no orçamento público. A análise do mercado que embasa uma medida interventiva deve ser exaustivamente planejada, a fim de se evitar externalidades negativas. Esta medida deve, portanto, atender aos princípios da subsidiariedade, isonomia e proporcionalidade, além de nunca exceder os limites da lei. Ao final viu-se que, de modo geral, a política foi benéfica ao mercado interno, no entanto com várias ressalvas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-04-07T17:39:30Z No. of bitstreams: 1 21258146.pdf: 361931 bytes, checksum: 8e2c34d7b55ec5fa9c3ec371bec4b8db (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-04-07T17:39:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21258146.pdf: 361931 bytes, checksum: 8e2c34d7b55ec5fa9c3ec371bec4b8db (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-04-07T17:39:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21258146.pdf: 361931 bytes, checksum: 8e2c34d7b55ec5fa9c3ec371bec4b8db (MD5) Previous issue date: 2018-04-07 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Concorrência | pt_BR |
dc.subject | Regulação | pt_BR |
dc.subject | Tributário | pt_BR |
dc.subject | Econômico | pt_BR |
dc.subject | IPI | pt_BR |
dc.subject | Intervenção | pt_BR |
dc.title | Impactos da redução do IPI no setor automotivo no Brasil: uma comparação entre carros novos e seminovos. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2018-04-07 | - |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21258146.pdf | 353.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.