Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11709
metadata.dc.type: TCC
Title: Caracterização do traço falciforme, antígenos CDE e KELL em doadores de sangue da Fundação Hemocentro de Brasília
Authors: Rezende, Lídia Maria Silva Lopes
Abstract: O traço falciforme é a apresentação em heterozigose do gene HbS e tem frequência de 200 mil portadores no Brasil. Para uma caracterização completa eritrocitária é relevante o estudo de antígenos, sendo de grande importância o sistema Rh (D>c>E>C>e) e antígenos Kell, esses possuem características de imunogenicidade. Esse estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de traço falciforme, antígenos CDE e Kell em doadores da Fundação Hemocentro de Brasília. Foram analisadas 202.563 amostras entre os anos de 2013 a 2016. Sendo que 2,19% se apresentaram portadores de traço falcêmico. O antígeno Kell com variância de 1,63%-4,24%, e entre os RhD negativos uma média de 10,32% com presença de CDE. O estudo apresenta a importância para políticas públicas em relação a portadores de traço falciforme, e uma melhor escolha de hemocomponetes a fim de evitar aloimunizações.
Keywords: Perfil de doador
Doador de sangue
Antígenos Kell
Antígenos CDE
Traço falciforme
Citation: REZENDE, Lídia Maria Silva Lopes. Caracterização do traço falciforme, antígenos CDE e KELL em doadores de sangue da Fundação Hemocentro de Brasília. 2017. 12 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11709
Issue Date: 2017
Appears in Collections:BMD - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21462420.pdf327.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.