Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11710
metadata.dc.type: Monografia
Title: Expressão do Domínio de Reconhecimento de Carboidrato (CDR) da proteína Gal/Galnac do parasito Entamoeba histolytica utilizando células de inseto como sistema de expressão
Authors: Baccochina, Letícia Beatriz
Abstract: Estima-se que 400 milhões de pessoas estejam infectados pelo parasito Entamoeba histolytica, tendo de 40 a 100 mil mortes por ano devido suas complicações. Pessoas imunocomprometidas são propensas a desenvolver a forma mais agressiva da amebíase. Dentre as proteínas responsáveis por sua patogenia, a Gal/GalNAc é uma das mais imunogênicas. Nela está localizado o domínio de reconhecimento de carboidratos (CRD), a região que estimula maior resposta de anticorpos, fazendo com que se obtenha resposta imune contra a doença, sendo útil no desenvolvimento de vacinas ou testes diagnósticos. O objetivo deste trabalho foi gerar uma proteína recombinante, expressando CRD do parasito fusionado a Baculovírus, um vírus de inseto, que é capaz de expressar de genes exógenos. A expressão em Baculovírus ocorreu pela a fusão do gene de interesse ao gene da poliedrina, proteína do vírus responsável pelo fenótipo de permanência no ambiente.
Keywords: Amebíase
Poliedro
Baculovíru
Genômica
Clonagem
Citation: BACCOCHINA, Letícia Beatriz. Expressão do Domínio de Reconhecimento de Carboidrato (CDR) da proteína Gal/Galnac do parasito Entamoeba histolytica utilizando células de inseto como sistema de expressão. 2017. 21 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11710
Issue Date: 11-Apr-2018
Appears in Collections:BMD - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21476017.pdf692,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.