Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11719
metadata.dc.type: TCC
Title: Epidemiologia descritiva da Síndrome Respiratória Aguda Grave pelo vírus sincicial respiratório no Brasil, 2014 – 2017 (até SE 32)
Authors: Carvalho, Felipe Cotrim de
metadata.dc.contributor.advisor: Milagres, Bruno Silva
Abstract: O Vírus Sincicial Respiratório (VSR), assim como outros vírus, é um grande contribuinte para a morbidade e mortalidade das infeções respiratórias em todo o mundo. Para análise deste, um estudo descritivo foi empregado, identificando os casos e óbitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) confirmados para VSR no Brasil, durante os anos de 2014 e 2017, até a semana epidemiológica (SE) 32. O VSR foi o agente etiológico em que mais ocasionou casos de SRAG nos últimos quatro anos. Os menores de quatro anos de idade foram os mais acometidos pelo VSR. Porém, é evidente o acometimento do vírus também em idosos acima de 50 anos e em adultos entre 20 e 49 anos de idade. É incontestável o aumento da morbidade, mortalidade e letalidade nos casos de SRAG por VSR no decorrer dos anos, tornando necessário um olhar mais cauteloso quanto à circulação do vírus. Ressalta-se a importância de estudos epidemiológicos constantes para o conhecimento cada vez mais preciso deste agente etiológico, sua circulação e sua sazonalidade, fortalecendo os dados do vírus no Brasil.
Keywords: Vírus respiratório
Epidemiologia
Trato respiratório
Infecção
Citation: CARVALHO, Felipe Cotrim de. Epidemiologia descritiva da Síndrome Respiratória Aguda Grave pelo vírus sincicial respiratório no Brasil, 2014 – 2017 (até SE 32). 2017. 21 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11719
Issue Date: 2017
Appears in Collections:BMD - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21485274.pdf623.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.