Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11730
metadata.dc.type: TCC
Title: A percepção do acadêmico de enfermagem frente ao processo de morte/morrer
Authors: Dias, Hellen de Azevedo
metadata.dc.contributor.advisor: Aguiar, Valéria Cristina da Silva
Abstract: Trata-se de uma pesquisa de campo exploratória com abordagem quantitativa que analisou de forma empírica o conhecimento e a reação de graduandos de enfermagem em relação ao processo morte/morrer, ajudando a compreender como os acadêmicos de enfermagem enfrentam tal questão. Este trabalho tem como intuito refletir sobre a importância do tema para a formação acadêmica. Os dados foram coletados por meio de instrumento de entrevista (questionário semiestruturado) contendo 13 questões com opções variadas, aplicado para 88 discentes do curso de enfermagem, a amostra do estudo foi dividida em duas partes. A análise foi feita quantitativamente, evidenciando o desenvolvimento do acadêmico em todos os aspectos inerentes ao ser humano e conhecendo a percepção do graduando de enfermagem em relação ao processor morte/morrer. A análise com a amostra dos alunos evidenciou que, ao serem questionados sobre o significado do processo de morte/morrer, os discentes mencionaram diversas ideias, dentre as quais se destaca o medo, impotência, bloqueio e negação. Foram usados 18 artigos entre o recorde histórico de 2006 a 2017.
Keywords: Morte
Enfermeiro
Tanatologia
Estudante de enfermagem
Citation: DIAS, Hellen de Azevedo. A percepção do acadêmico de enfermagem frente ao processo de morte/morrer. 2017. 17 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11730
Issue Date: 2017
Appears in Collections:ENF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21061656.pdf297 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.