Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11730
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A percepção do acadêmico de enfermagem frente ao processo de morte/morrer |
Authors: | Dias, Hellen de Azevedo |
metadata.dc.contributor.advisor: | Aguiar, Valéria Cristina da Silva |
Abstract: | Trata-se de uma pesquisa de campo exploratória com abordagem quantitativa que analisou de forma empírica o conhecimento e a reação de graduandos de enfermagem em relação ao processo morte/morrer, ajudando a compreender como os acadêmicos de enfermagem enfrentam tal questão. Este trabalho tem como intuito refletir sobre a importância do tema para a formação acadêmica. Os dados foram coletados por meio de instrumento de entrevista (questionário semiestruturado) contendo 13 questões com opções variadas, aplicado para 88 discentes do curso de enfermagem, a amostra do estudo foi dividida em duas partes. A análise foi feita quantitativamente, evidenciando o desenvolvimento do acadêmico em todos os aspectos inerentes ao ser humano e conhecendo a percepção do graduando de enfermagem em relação ao processor morte/morrer. A análise com a amostra dos alunos evidenciou que, ao serem questionados sobre o significado do processo de morte/morrer, os discentes mencionaram diversas ideias, dentre as quais se destaca o medo, impotência, bloqueio e negação. Foram usados 18 artigos entre o recorde histórico de 2006 a 2017. |
Keywords: | Morte Enfermeiro Tanatologia Estudante de enfermagem |
Citation: | DIAS, Hellen de Azevedo. A percepção do acadêmico de enfermagem frente ao processo de morte/morrer. 2017. 17 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11730 |
Issue Date: | 2017 |
Appears in Collections: | ENF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21061656.pdf | 297 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.