Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11750
metadata.dc.type: TCC
Title: O nível de estresse do profissional de enfermagem que atua no centro cirúrgico em um hospital privado do Distrito Federal
Authors: Miranda, Suna Moniz Marçal
metadata.dc.contributor.advisor: Aguiar, Valéria Cristina da Silva
Abstract: O profissional de enfermagem que atua no centro cirúrgico sofre de maneira considerável os efeitos do estresse, devido a necessidade de uma assistência coordenada desenvolvida por uma equipe capacitada e com boa estratégia de comunicação. O objetivo deste estudo foi analisar o nível de estresse entre a equipe de enfermagem que atua em centro cirúrgico em um hospital privado do Distrito Federal. A amostra contou com uma população de 13 profissionais de enfermagem. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário caracterização sociodemográfica e da Escala Bianchi de Stress, composta por 51 itens, sendo essas questões reagrupadas em seis domínios que aborda o relacionamento (A), funcionamento da unidade (B), administração de pessoal (C), assistência de enfermagem (D), coordenação da unidade (E) e condições de trabalho (F). Na análise dos domínios, obteve-se o escore de nível médio de estresse, sendo o domínio de maior escore 3,92 organizados em ordem decrescente, C > B> E > D > A > F. De acordo com os resultados apresentados, é de extrema importância que seja desenvolvida a habilidade de comunicação, para proporcionar o fortalecimento das relações interpessoais a fim de que haja o fortalecimento do trabalho em equipe. Diminuindo o conflito entre a equipe de enfermagem refletindo na qualidade de assistência ao paciente.
Keywords: Centro cirúrgico
Profissional enfermeiro
Citation: MIRANDA, Suna Moniz Marçal. O nível de estresse do profissional de enfermagem que atua no centro cirúrgico em um hospital privado do Distrito Federal. 2017. 25 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11750
Issue Date: 2017
Appears in Collections:ENF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21396975.pdf472.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.