Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11865
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Edineide dos Santos | - |
dc.contributor.author | Silva, Aparecida Célia Cardoso da | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-17T20:01:23Z | - |
dc.date.available | 2018-04-17T20:01:23Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Aparecida Célia Cardoso da. A correção e a revisão de textos a partir do gênero textual fábula. 2017. 56 f. Monografia (Especialização em Revisão de Textos) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11865 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa busca contribuir para reflexões acerca da revisão de texto no âmbito escolar, especialmente nas aulas de produção de texto. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica nesta área a fim de entender os processos utilizados pela docente, o que permitiu constatar, nas redações analisadas, que o trabalho relacionado à revisão como parte do processo de construção do texto não aconteceu no espaço sala de aula, mas sim como atividade extraclasse . No primeiro momento, mostro a prática escolar antes da aula de redação, ou seja, apresento os textos que serviram de base para a construção das redações dos alunos. E, no segundo momento, procuro analisar as estratégias usadas pela professora na correção das fábulas, a fim de demonstrar que as marcações não devem servir simplesmente para avaliar o aluno, mas sim serem reconhecidas como pistas para o processo de revisão. O trabalho mostra, além disso, a necessidade da interação professor/aluno, já que o aluno carece de orientação no processo de reescrita do texto. Ademais aponta a necessidade de munir o aluno das práticas de leitura e escrita para que ele esteja preparado para o exercício pleno da cidadania, o que torna essencial que as práticas sociais de leitura e de escrita se constituam no ambiente escolar para dar sentido à situação de ensinar, de aprender, de saber conviver tanto em relação à interação quanto em relação ao processo ensino/aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-04-17T20:01:23Z No. of bitstreams: 1 51500428.pdf: 1385755 bytes, checksum: ccab4f3b8e4353ba3b52aeb70c7f1ea7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-04-17T20:01:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500428.pdf: 1385755 bytes, checksum: ccab4f3b8e4353ba3b52aeb70c7f1ea7 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Revisão de texto | pt_BR |
dc.subject | Fábula | pt_BR |
dc.subject | Redação escolar | pt_BR |
dc.title | A correção e a revisão de textos a partir do gênero textual fábula | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2017 | - |
Appears in Collections: | FIS - Pós-graduação em Fisioterapia traumato-ortopédica funcional e esportiva |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51500428.pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.