Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11889
metadata.dc.type: TCC
Title: Sistema de gerenciamento de demandas de ti: trabalho de conclusão do curso de pós-graduação em engenharia de requisitos de software
Authors: Costa, Adriana Oliveira Simões da
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Cleziana de Freitas
Abstract: Este projeto tem por objetivo definir os requisitos de um sistema que gerencie o processo de atendimento de demandas de TI solicitadas pelas diversas Unidades Estratégicas do Banco Brasil à sua Diretoria de Tecnologia. Tratando mais especificamente do controle das solicitações de TI, definição da forma de atendimento e acompanhamento dos marcos do processo de desenvolvimento. O controle do processo de produção de soluções tecnológicas voltadas ao serviço bancário é de relevante importância para a instituição, pois, induz a empresa a pensar criticamente a respeito da eficiência operacional de seus processos e melhoria de seus produtos. Essa reflexão leva as Unidades Estratégicas à demandar pelo desenvolvimentos de soluções condizentes com o planejamento estratégico da instituição, atingindo assim o objetivo de consolidar o posicionamento do Banco no mercado financeiro. Dessa forma, a Diretoria de Tecnologia necessita de um processo de gerenciamento de demandas de TI bem estruturado a fim de que possa atender às expectativas de seus clientes internos. O trabalho segue a metodologia iRON - integração de Requisitos Orientados ao Negócio que define para o Sistema de Gerenciamento de Demandas de TI os artefatos: Documento de Análise de Negócio que trata da análise institucional, análise funcional, mapeamento dos processos de negócio e proposta de solução; Documento de Definição de Requisitos que detalha os requisitos funcionais e não funcionais, requisitos de dados e regras de execução; as rastreabilidades, perfis e permissões de acesso; o Diagrama de Fluxo de Dados e Diagrama de Contexto; diagramas de caso de uso e modelos de entidade/relacionamento; o Documento de Especificação de Requisitos composto pelo diagrama hierárquico do software, a especificação dos casos de uso e as especificações de telas; a modelagem de dados utilizando o modelo de entidade/relacionamento; as métricas do sistema e o Plano de Gerência de Requisitos para gerenciamento da evolução e mudanças dos requisitos. A monografia em questão integra o projeto de conclusão do curso de Pós Graduação Lato Sensu, na área de Engenharia de Requisitos.
Citation: COSTA, Adriana Oliveira Simões da. Sistema de gerenciamento de demandas de ti: trabalho de conclusão do curso de pós-graduação em engenharia de requisitos de software. 163 f. 2015. Monografia (Especialização em Engenharia de Requisitos de Software) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11889
Issue Date: 2015
Appears in Collections:ENC - Pós-graduação em Engenharia de requisitos de software

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51403170.pdf2.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.