Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11894
metadata.dc.type: TCC
Title: Sistema de notificações de trânsito: trabalho de conclusão do curso de pós-graduação em engenharia de requisitos de software
Authors: Neumann, Leandro Ricardo
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Cleziana de Freitas
Abstract: Este projeto tem por objetivo definir os requisitos de um sistema que gerencie o processo de notificações de trânsito e de recebimento de documentação referentes a multas do DNIT. Tendo como foco o setor de Coordenação de Multas do DNIT (COMULT), o processo de notificação é de fundamental importância, visto que notificações expedidas muito tempo após o cometimento da infração geram sensação de impunidade e descreditam o órgão autuador. Considerando que novas resoluções do CONTRAN (CONTRAN, 2017) possibilitam processos eletrônicos de notificação de multas, a COMULT necessita de um sistema que apoie o envio dessas notificações eletronicamente com a finalidade de tornar o processo mais célere e menos custoso. O trabalho segue a metodologia iRON - integração de Requisitos Orientados ao Negócio que define para o Sistema de Notificações de Trânsito os artefatos: Documento de Análise de Negócio que trata da análise institucional, análise funcional, mapeamento dos processos de negócio e proposta de solução; Documento de Definição de Requisitos que detalha os requisitos funcionais e não funcionais, requisitos de dados e regras de execução; as rastreabilidades, perfis e permissões de acesso; a modelagem de requisitos, composta pelo Diagrama de Fluxo de Dados, Diagrama de Contexto e diagramas de caso de uso; o Documento de Especificação de Requisitos composto pelo diagrama hierárquico do software, a especificação dos casos de uso e as especificações de telas; a modelagem de dados utilizando o modelo de entidade/relacionamento; as métricas do sistema e o Plano de Gerência de Requisitos para gerenciamento da evolução e mudanças dos requisitos. A monografia em questão integra o projeto de conclusão do curso de Pós Graduação Lato Sensu, na área de Engenharia de Requisitos.
Citation: NEUMANN, Elandro Ricardo. Sistema de notificações de trânsito: trabalho de conclusão do curso de pós-graduação em engenharia de requisitos de software. 125 f. 2017. Monografia (Especialização em Engenharia de Requisitos de Software) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11894
Issue Date: 2017
Appears in Collections:ENC - Pós-graduação em Engenharia de requisitos de software

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51600161.pdf3.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.