Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11915
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMonteiro, Maria da Graça Miranda de França-
dc.contributor.authorScholtz, Alexandre-
dc.date.accessioned2018-05-05T12:52:00Z-
dc.date.available2018-05-05T12:52:00Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSCHOLTZ, Alexandre. Comunicação institucional formando opiniões: o estudo de caso sobre o Gibi Recrutinha. 2016. 71 f Monografia (Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações ) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11915-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta e discute um estudo de caso sobre o gibi Recrutinha. Tanto o Exército Brasileiro, que produz e distribui o gibi Recrutinha, quanto tantas outras instituições, passaram a usar os quadrinhos para comunicar e passar informações ao publico infantil. O estudo demonstra a relação entre história em quadrinhos (HQ`s) institucional e agregação de valor à imagem das organizações por intermédio de uma pesquisa feita em organizações que se comunicam utilizando histórias em quadrinhos e outra aplicada em crianças. Por esse motivo, o trabalho divide-se em fundamentação teórica sobre imagem corporativa, história dos quadrinhos, como é feita a comunicação do Exército Brasileiro e qual é a percepção do publico infantil sobre o gibi. As instituições estudadas afirmaram que utilizam as HQ`s para educar, interagir, comunicar e para que estejam na mente dos leitores, mudando hábitos, costumes e valores e que a leitura dos gibis também afeta positivamente a imagem da instituição e ajuda a formar o caráter das crianças. As crianças, após a leitura do gibi, afirmaram que gostam do Recrutinha, das suas aventuras e que gostariam de ser como o personagem porque ele é legal, aventureiro, heroi e inteligente. Como é demonstrado no trabalho, a leitura do gibi Recrutinha pode formar opiniões favoráveis ao Exército Brasileiro, agregando valor à sua imagem na medida em que, após a leitura dos gibis propostos, houve aceitação à ideia apresentada, facilitando a absorção da mensagem institucional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-05-05T12:52:00Z No. of bitstreams: 1 51305952.pdf: 2611522 bytes, checksum: 11d056bc93bf14f1e99f0d2f460d7880 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-05T12:52:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51305952.pdf: 2611522 bytes, checksum: 11d056bc93bf14f1e99f0d2f460d7880 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRecrutinhapt_BR
dc.subjectExército Brasileiropt_BR
dc.subjectHQpt_BR
dc.subjectGibipt_BR
dc.subjectQuadrinhopt_BR
dc.subjectComunicação institucionalpt_BR
dc.subjectImagem corporativapt_BR
dc.subjectPúblico infantilpt_BR
dc.subjectBrazilian armypt_BR
dc.subjectComicpt_BR
dc.subjectCorporate communicationspt_BR
dc.subjectCorporative imagept_BR
dc.subjectPublic childrenpt_BR
dc.titleComunicação institucional formando opiniões: o estudo de caso sobre o Gibi Recrutinhapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.description.notasThis paper presents and discusses a case study on the comic Recrutinha. Both the Brazilian Army, which produces and distributes Recrutinha comic book, as so many other institutions, began to use comics to communicate and pass information to the child audience. The study shows the relationship between institutional comics (HQ`s) and adding value to the image of the organizations through a survey of organizations that communicate using comic books and other applied in children. For this reason, the work is divided into theoretical framework of corporate image, history of comics, how is the communication of the Brazilian Army and what is the perception of child public about the comic. The institutions studied said they use the HQ`s to educate, interact, communicate and to be on the minds of readers, changing habits, customs and values and that the reading of comic books also positively affects the institution's image and helps build feature children. Children, after reading the comic, said they liked Recrutinha, their adventures and they would be like the character because he's cool, adventurous, and intelligent hero. As shown at work, reading the comic Recrutinha can form opinions favorable to the Brazilian Army, adding value to their image in that, after reading the proposed comic books, there was acceptance of the idea presented, facilitating the absorption of the institutional message.pt_BR
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51305952.pdf2.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.