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dc.contributor.advisorFerreira, Luiz Cláudio-
dc.contributor.authorPelizzaro, Renata Brandão de Carvalho-
dc.date.accessioned2018-05-05T13:34:18Z-
dc.date.available2018-05-05T13:34:18Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPELIZZARO, Renata Brandão de Carvalho. Crise diante do erro na comunicação: como IPEA, IBGE e portais divulgaram equívocos em pesquisas. 2015. 42 f. Monografia (Especialização em Gestão da Comunicação nas Organizações) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11916-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar os erros que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) cometeram em 2014 ao divulgarem suas pesquisas. Para mostrar o ocorrido, foram separadas oito matérias no site G1 e oito do UOL, dos dois institutos, publicadas na internet durante oito dias. Ao todo, 16 matérias foram avaliadas desde o anúncio das pesquisas até o momento quando o IBGE e o Ipea reconhecem a falha por meio de notas à imprensa. Foi possível avaliar como os institutos agiram diante da crise e como veículos de comunicação utilizaram as principais mensagens-chave nos portais nos dias seguintes do episódio. O reconhecimento do equívoco foi explícito no material divulgado tanto pelo IBGE quanto pelo Ipea, pois eles se mostraram preocupados em esclarecer as falhas, foram transparentes e disponibilizaram funcionários para atender os jornalistas. A iniciativa reforçou a seriedade e a responsabilidade de ambos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-05-05T13:34:18Z No. of bitstreams: 1 51306030.pdf: 548381 bytes, checksum: 964330b34818916e5d2cc17fa9136fd3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-05T13:34:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51306030.pdf: 548381 bytes, checksum: 964330b34818916e5d2cc17fa9136fd3 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAssessoria de imprensapt_BR
dc.subjectGerenciamento de crisept_BR
dc.subjectGestão de crise e de riscopt_BR
dc.titleCrise diante do erro na comunicação: como IPEA, IBGE e portais divulgaram equívocos em pesquisaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2015-
dc.description.notasThe current work has the aim to analyze the errors that the Geography and Statistcs Brazilian Institute (IBGE) and the Applied Economy Research Institute (Ipea) made in 2014 while publishing their survey to show the occured fact, were separated eight articles from the site G1 and eight from UOL as well, from both institutes published in the internet during eight days. In total, sixteen articles were evaluated since the announcement of the researches up to the right moment when the IBGE and IPEA recognized the errors through brief news to the press. It was possible to assess how the Institutes behaved in front of the crisis and how the means of communication used the main key-messages in the sites on the following days of the episode. The recognition of the mistake was clear at the work published as through IBGE as Ipea, once they were concerned about clarifying the errors, they were clear and transparent and put their employees full availability to attend the journalists. The initiative reinforced the seriousness and responsibility from both parts.pt_BR
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