Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11919
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMonteiro, Maria da Graça Miranda de França-
dc.contributor.authorVelasquez, Alessandro Barcellos-
dc.date.accessioned2018-05-05T13:52:29Z-
dc.date.available2018-05-05T13:52:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationVELASQUEZ, Alessandro Barcellos. A comunicação em organizações hierarquizadas: dificuldades e oportunidades Estudo de caso: a gestão da comunicação interna na Marinha do Brasil no biênio 2015/2016. 2016. 77 f Monografia (Especialização em Gestão da Comunicação nas Organizações) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11919-
dc.description.abstractEm uma sociedade mais dinâmica e conectada, a comunicação social adquire um importante papel estratégico nas tomadas de decisão de qualquer instituição ou organização. Ao longo deste estudo de caso, foram analisados a estrutura organizacional, a influência da cultura e os principais processos desenvolvidos na Marinha do Brasil, à luz da teoria e dos conceitos da filosofia da comunicação interna. Foram citados também alguns produtos que veiculam assuntos e atividades de interesse da instituição e de seu público interno. Com o intuito de angariar sugestões e experiências, identificar dificuldades e oportunidades, e por fim sugerir ações para a melhoria da gestão da comunicação interna em uma instituição pública hierarquizada foi realizado um benchmarking com outras duas outras instituições, a Força Aérea Brasileira e o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. O estudo conclui que o primeiro e mais importante passo para o aperfeiçoamento da gestão da CI é considerá-la uma ferramenta estratégica pela alta cúpula institucional, onde nesse estudo de caso está representada pela alta administração naval, e daí difundir a mentalidade em toda instituição e angariar investimentos para a implementação de melhorias na gestão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-05-05T13:52:29Z No. of bitstreams: 1 51400055.pdf: 1163076 bytes, checksum: 25b35fb1982818f00fb5859faad34fc8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-05T13:52:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51400055.pdf: 1163076 bytes, checksum: 25b35fb1982818f00fb5859faad34fc8 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectFerramenta estratégicapt_BR
dc.subjectGestão da comunicaçãopt_BR
dc.subjectMarinha do Brasilpt_BR
dc.titleA comunicação em organizações hierarquizadas: dificuldades e oportunidades Estudo de caso: a gestão da comunicação interna na Marinha do Brasil no biênio 2015/2016pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.description.notasIn a dynamic and connected society, the media takes an important strategic role in decision-making of any institution or organization. Throughout this case study, there was analyzed how the internal communication in the Brazilian navy is connected with its organizational structure, the influence of internal culture and the main processes of communication are developed in the organization. They were also analyzed some products that deliver issues and activities of interest of the institution and its internal public. In order to raise suggestions and experiences that could identify problems and opportunities and finally suggest actions to improve the management of internal communication in a hierarchical public institution that was carried out a benchmarking with other two other institutions, the Brazilian Air Force and the Regional Court Labor of the 10th Region. The study concludes that the first and the most important step towards improving the management of internal communication is to consider it as a strategic tool for the high institutional summit, in which case study is represented by senior naval administration, and then spread the mentality in every institution and also raise investments for the implementation of improvements to managing this kind of work.pt_BR
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51400055.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.