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dc.contributor.advisorFerreira, Luiz Cláudio-
dc.contributor.authorHausen, Isadora Rabelo-
dc.date.accessioned2018-05-05T14:40:58Z-
dc.date.available2018-05-05T14:40:58Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationHAUSEN, Isadora Rabelo. Gestão de risco e comunicação: modelo para uma participação coordenada e colaborativa. 2016. 58 f Monografia (Especialização em Gestão da Comunicação nas Organizações) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11928-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem o objetivo de analisar a importância da gestão de risco nas organizações como ação preventiva de crises. O trabalho também abrange o papel do comunicador nas organizações, os conceitos de imagem e reputação corporativas e a gestão de crises como atividade seguinte ao gerenciamento de riscos. Apesar destes fazerem parte do dia-a-dia das empresas e das pessoas, há pouca publicação sobre o tema no Brasil. Boa parte da teoria estudada aqui foi encontrada em obras norte-americanas e inglesas. Diante disso, percebeu-se a necessidade e a oportunidade de um aprofundamento. Este trabalho aborda o que caracteriza um risco empresarial; o que constitui o processo de gerenciamento, incluindo as fases de avaliação, tratamento, controle e a importância da sua incorporação à cultura da empresa; e como é relevante que a participação da comunicação social no processo, atuando de forma constante e colaborativa para ajudar na identificação e na comunicação desses riscos. Com base nas teorias estudadas e nas experiências de duas empresas de energia brasileiras Eletronorte e Embrapa Agroenergia, propõe-se um modelo de ação conjunta entre o profissional de comunicação e o comitê de gestão de riscos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-05-05T14:40:58Z No. of bitstreams: 1 51500057.pdf: 423319 bytes, checksum: 4fbf62969af4be1c50bee6bd0bb135b2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-05T14:40:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500057.pdf: 423319 bytes, checksum: 4fbf62969af4be1c50bee6bd0bb135b2 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRiscopt_BR
dc.subjectGestão de riscopt_BR
dc.subjectComunicação de riscopt_BR
dc.subjectComunicação socialpt_BR
dc.titleGestão de risco e comunicação: modelo para uma participação coordenada e colaborativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.description.notasThe purpose of this research is the analysis of the importance of risk management in organizations as a crisis-preventing act. This work also includes the role of the communicator in organizations, the concepts of corporate image and reputation as well as the process of crisis management as a following activity to risk management. Even though risks are part of companies and peoples daily routine, there is little published on the subject in Brazil. A significant part of the theory studied was found in North American and British books. Thus, the need and the opportunity for further development were perceived. This work focus on what characterizes a entrepreneurial risk; what comprises the risk management process, including the phases of assessment, treatment, control and the importance of its incorporation to the organizational culture; and how relevant is the communication participation in the process, acting constantly and collaboratively to assist in the identification and in the communication of these risks. Based on theories studied and on the practices of two Brazilian energy companies Eletronorte and Embrapa Agroenergia, a model of joint action between the communicator with the risk management committee was proposed.pt_BR
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