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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11938
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Saraiva, Eleonora Mosqueira Medeiros | - |
dc.contributor.author | Sousa, Verônica Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-05T17:16:18Z | - |
dc.date.available | 2018-05-05T17:16:18Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA,Verônica Pereira de. Apadrinhamento. 2017. 90 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11938 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem o intuito de estudar a possibilidade de relações de convivência comunitária fora dos muros institucionais, o projeto de apadrinhamento afetivo voltado para crianças fora da expectativa de adoção que podem ter como auxiliadores padrinhos/madrinhas que irão lhes auxiliar para a construção de um caráter e personalidade, apresentando o mundo fora dos muros das instituições. Tendo em vista o melhor interesse da Criança e do Adolescente, será estudada a possibilidade de criar vínculos sem a intenção de adotar e a possível adoção pós-vinculo afetivo, visando demonstrar que muitas vezes essas crianças não são adotadas por puro preconceito o que inviabiliza a adoção tardia, ou por total descaso quando a sua situação familiar perdura por anos. Os mecanismos usados para a realização desse trabalho foram pesquisas jurisprudências, artigos científicos, pesquisa de campo com entrevista de pessoas que coordenam o projeto de apadrinhamento afetivo em Brasília e pesquisas em reportagens e notícias. O primeiro capítulo deste trabalho remete ao conceito histórico da adoção, sua evolução e seu posicionamento nos dias atuais no Brasil. O segundo Capítulo aborda o apadrinhamento e suas características, a vida das crianças em situações de acolhimento, quem pode ser padrinhos, as crianças que participam do projeto de apadrinhamento, o apadrinhamento em Portugal. O terceiro capítulo dispõe sobre o direito das crianças e adolescentes, seus direitos em conviver em sociedade com a participação da sociedade, trás também as críticas ao projeto de apadrinhamento, e a diferença entre apadrinhamento e adoção, e a possível solução para o problema em questão. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-04-20T18:47:08Z No. of bitstreams: 1 21354280.pdf: 925141 bytes, checksum: 4c8097af7d8385124587acae8e90d4d3 (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-05T17:16:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21354280.pdf: 925141 bytes, checksum: 4c8097af7d8385124587acae8e90d4d3 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Adoção | pt_BR |
dc.subject | Apadrinhamento afetivo | pt_BR |
dc.subject | Convivência comunitária | pt_BR |
dc.subject | Melhor interesse da criança e do adolescente | pt_BR |
dc.title | Apadrinhamento | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2017 | - |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
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