Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11961
metadata.dc.type: Monografia
Title: O texto das bulas de remédio: um estudo para a compreensão do gênero
Authors: Canto, Mariana Noleto Siqueira
Abstract: No presente trabalho, são analisadas quatro bulas de medicamentos, bastante comuns, comercializados no Brasil: um antitérmico e analgésico, um antibiótico, um antialérgico e um medicamento para hipertensão. Esses remédios são amplamente prescritos pelos médicos e facilmente encontrados nos lares brasileiros, pois alguns não necessitam de receita médica para a compra. A análise trata de como os vocábulos utilizados, as construções sintáticas e a conformidade da formatação das bulas com os documentos oficiais que guiam a elaboração do gênero podem interferir na compreensão desses documentos pelo público geral, isto é, os pacientes, levando em consideração o perfil de letramento dos brasileiros na atualidade, composto por um alto índice de pessoas alfabetizadas, mas sem capacidade de compreender plenamente aquilo que é lido. Com a análise, verifica-se que, mesmo diante de muitas reclamações da população e com normas da Agência Reguladora do setor norteando os laboratórios farmacêuticos que são os responsáveis pela elaboração das bulas, esses documentos ainda possuem uma linguagem inacessível para a maior parte da população brasileira com diversos dificultadores para uma compreensão plena.
Keywords: Bula de remédio
Compreensão textual
Intervenção textual
Revisão
Citation: CANTO, Mariana Noleto Siqueira. O texto das bulas de remédio: um estudo para a compreensão do gênero. 32 f. 2017. Monografia (Especialização em Revisão de Texto) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11961
Issue Date: 2017
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51500898.pdf4,4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.