Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11980
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMonteiro, Maria da Graça Miranda de França-
dc.contributor.authorOliveira, Amanda de Souza-
dc.date.accessioned2018-05-07T18:13:42Z-
dc.date.available2018-05-07T18:13:42Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Amanda de Souza. Comunicação interna e motivação: uma análise da empresa SEBRAE no DF. 2016. 91 f. Monografia (Especialização em Gestão da comunicação nas organizações ) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11980-
dc.description.abstractA comunicação interna (CI) é uma ferramenta estratégica de gestão empresarial e de motivação para os colaboradores internos. Para essa análise foi realizado um estudo de caso na instituição Sebrae no DF e um dos métodos utilizados foi uma pesquisa quantitativa e qualitativa sobre comunicação interna aplicada à todos os funcionários. Assim, foi possível entender como funciona a comunicação interna, quais os canais mais acessados e quais são as sugestões de melhorias no processo comunicacional, do ponto de vista dos colaboradores. Pode-se perceber também que a comunicação já é vista de uma maneira diferenciada, com um grau de importância estratégica, diferentemente da realidade da CI de alguns anos atrás. Uma empresa que dá a devida importância para CI é capaz de minimizar problemas, trazer mais resultados positivos nas situações diárias e ainda tem como aliado um dos mais importantes stakeholders do seu negócio: o público interno. Os colaboradores apontaram ainda que uma boa comunicação facilita a motivação e que o nível de motivação interna está diretamente relacionado ao clima organizacional da instituição. Se há alguma insatisfação relacionada ao ambiente de trabalho, isso vai interferir diretamente e negativamente nos processos organizacionais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-05-07T18:13:42Z No. of bitstreams: 1 51500090.pdf: 2043099 bytes, checksum: 9eadb95e7a0bab12a85fda1819640056 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-07T18:13:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500090.pdf: 2043099 bytes, checksum: 9eadb95e7a0bab12a85fda1819640056 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectColaboradorpt_BR
dc.subjectEfetividadept_BR
dc.subjectEficáciapt_BR
dc.subjectSebrae no DFpt_BR
dc.titleComunicação interna e motivação: uma análise da empresa Sebrae no DFpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51500090.pdf2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.